Convites para palestra com Clóvis Tavares serão vendidos a partir desta segunda (23)

Estão disponíveis nesta segunda-feira (23) na ACIG os convites para a palestra Vencendo a Crise – Faça o Seu 2017 Ser Diferente. O evento, promovido pela Associação e pela Coopercard, com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e da FACIAP, acontece no dia 08 de fevereiro, às 20 horas, no Anfiteatro do Sindicato Rural. Os convites custam R$ 10,00 e são limitados.

A palestra Vencendo a Crise – Faça o Seu 2017 Ser Diferente será ministrada por Clovis Tavares. Publicitário especialista em Marketing, Tavares tem experiência como palestrante em temas como inovação, vendas, liderança e gestão de equipes. No evento que acontecerá no próximo dia 08, o palestrante falará principalmente sobre como transformar os desafios do mercado em oportunidades.

Informações sobre convites pelo (42) 3621-5566.

Deixe um comentário

De novo, Paraná tem o menor nível de inadimplência

Primeiro trimestre de 2025 tem os menores índices de inadimplência dos últimos 15 anos, além de endividamento em queda no estado

Depois de uma leve alta em fevereiro, o percentual de famílias endividadas no Paraná voltou a cair. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 88,1% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida em março. O percentual é inferior ao registrado em março do ano passado, quando 90,5% das famílias no estado estavam endividadas.

A média nacional de endividamento ficou em 77,1%, apresentando elevação em relação a fevereiro, quando 76,4% dos brasileiros possuíam algum tipo de dívida. Contudo, a parcela de inadimplentes ficou estável, em 28,6%. O avanço do endividamento com estabilidade da inadimplência sinaliza maior consciência no uso do crédito. A CNC projeta que essa tendência deve continuar ao longo do ano. A expectativa é de aumento de 2,5 pontos percentuais no endividamento até o fim de 2025, em relação ao início do ano, impulsionado por maior confiança no consumo e pela necessidade de reorganização financeira. A inadimplência, por sua vez, deve recuar marginalmente, com previsão de queda de 0,7 ponto percentual nos 12 meses.

Embora o Paraná figure entre os cinco estados com maior índice de famílias endividadas, a inadimplência é uma das menores do país. Em março, o percentual de lares com contas em atraso no estado caiu de 12,1% para 11,8%, o menor nível desde o início da série histórica, em 2010. No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou os menores índices de inadimplência em 15 anos. O número de famílias que declararam não ter condições de quitar suas dívidas também recuou ligeiramente, de 2,7% para 2,6%, atingindo o menor patamar já computado pela pesquisa.

Endividamento por faixa de renda

As famílias com renda de até dez salários mínimos continuam sendo as mais endividadas, com 88,5% delas possuindo algum tipo de dívida. Na comparação com fevereiro, houve redução no percentual, que era de 89,3%. Com relação à inadimplência, a quantidade de famílias com contas em atraso nessa faixa de renda também apresentou melhora, caindo de 12,7% para 12,2%, da mesma forma no grupo de famílias que declarou não ter condições de pagar suas contas houve redução de 3,3% para 3%.

Entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, o índice de endividamento permaneceu estável em 86,3%. E na avaliação da inadimplência, o número de famílias com contas em atraso avançou, passando de 9,5% em fevereiro para 10,1% em março e o percentual de lares nesta faixa salarial que não conseguem quitar suas dívidas subiu de 0,6% para 1,2%.

Tipo de dívida

O cartão de crédito segue como a principal fonte de endividamento no Paraná, concentrando 92,3% das dívidas. Na sequência, aparecem o financiamento de veículos, com 5,3%, e o financiamento imobiliário, com 4,6%.

Fonte: Fecomércio-PR