Dia dos Namorados: Comércio de rua prevalece nas opções de compras

Pesquisa estadual contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), para medir a intenção de compras do consumidor nesse Dia dos Namorados, mostra que 49% vão priorizar às lojas de ruas para a compra de presentes, 35% vão comprar em lojas de shoppings e 23% comprarão pela Internet.

O estudo foi realizado pela empresa DataCenso com 605 consumidores entre os dias 17 e 22 de maio nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco). A margem de erro é de 4%.

Ticket médio

O estudo mostra também que os consumidores paranaenses pretendem gastar, em média, R$ 211,21 com presentes no Dia dos Namorados, comemorado no próximo 12 de junho.

Roupas

Entre os presentes preferenciais das mulheres para este Dia dos Namorados estão roupas, perfumes e cosméticos. Já os homens preferem presentear com flores, joias, relógios e chocolates. E a grande maioria (57%) pretendem fazer a compra com antecedência, sendo que 43% vão deixar a compra para a última hora, esperando encontrar promoções e descontos especiais.

Economia

Quanto ao rumo da economia para os próximos meses, a pesquisa revela que o sentimento entre os consumidores paranaenses é principalmente de preocupação. Os consumidores de Maringá e de Francisco Beltrão estão entre os mais preocupados, com 60% e 61%, respectivamente.

Fonte: FACIAP

Deixe um comentário

Inadimplência no Paraná diminui e sinaliza fôlego para o comércio

Com menos contas em atraso, o consumidor volta a comprar e o empresário ganha espaço para vender com menos risco

No mês de março, os consumidores do Paraná diminuíram suas dívidas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio PR, o estado registrou o menor nível de devedores desde o início da série histórica, em 2010. O índice caiu de 12,1% de fevereiro para 11,8% em março, revelando um cenário mais positivo para a economia paranaense.

A pesquisa também comparou a média nacional de inadimplência com a média do Paraná. Enquanto o Brasil apresentou 28,6% de famílias com contas em atraso, o Paraná se destacou com apenas 11,8%. Isso significa que o mês foi especialmente positivo para o empresário paranaense, que passa a lidar com um consumidor mais confiante, com maior capacidade de compra e menor risco de inadimplência.

Além disso, os dados mostram uma queda de 2,4 pontos percentuais no número de famílias endividadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2024, o índice era de 90,5%; neste ano, caiu para 88,1%.

Vantagens para o comércio

Essa redução indica uma tendência de maior equilíbrio financeiro das famílias, o que pode refletir diretamente no comércio local. Esse contexto cria oportunidades para o fortalecimento das vendas, concessão de crédito com mais segurança e fidelização dos clientes.

Tipos de dívidas

Entre as formas de pagamento que mais geram compromissos financeiros no Paraná, o uso do cartão de crédito lidera de forma expressiva, sendo responsável por 92,3% dos casos. Logo depois, aparecem as aquisições parceladas de veículos, que respondem por 5,3%, e os contratos de financiamento habitacional, com 4,6%. Os carnês representam 2,8% e o crédito consignado e o crédito pessoal juntos totalizam 0,6%.

 

Para os associados da ACIG, esse cenário representa uma oportunidade de recuperar o fôlego das vendas, investir em campanhas promocionais e ampliar estratégias de crédito de forma mais segura. Manter-se informado sobre o comportamento de consumo é essencial para tomar decisões mais assertivas e fortalecer os negócios em tempos de recuperação econômica.

Com informações da Acig