O Bradesco ultrapassou a Caixa e assumiu a liderança entre as grandes instituições financeiras mais reclamadas no último bimestre de 2016, segundo o ranking de queixas divulgado pelo Banco Central.
Já entre os bancos médios , o Safra ultrapassou o Intermedium do penúltimo para o último bimestre do ano passado e concentrou o maior número de reclamações em novembro e dezembro.
O segundo banco com mais queixas entre as instituições financeiras de maior porte no mês foi o Santander, que estava em terceiro lugar na lista de setembro/outubro.
A Caixa completou o pódio dos bancos mais reclamados, na terceira colocação no último bimestre de 2016, depois de ter liderado o ranking de setembro/outubro.
Metodologia
O ranking inclui apenas reclamações procedentes. As queixas de clientes das instituições financeiras são recebidas e analisadas pelo BC, que verifica se, de fato, o banco descumpriu as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A lista mostra a quantidade de reclamações contra cada banco para cada grupo de um milhão de clientes. O objetivo é evitar distorções e impedir que bancos apareçam no topo do ranking apenas porque têm mais clientes.
A lista completa pode ser consultada no site do Banco Central.