Setran realiza Blitz Educativa Carnaval Seguro nesta sexta
Objetivo é promover o uso responsável de veículos e oferecer alternativas seguras de transporte durante a folia
A Secretaria de Trânsito e Transporte realiza, nesta sexta-feira (28), às 15 horas, uma ação educativa, com o tema “Carnaval Seguro – Alegria com Responsabilidade”. A blitz contará com a participação de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Departamento de Trânsito (Detran), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de adotar atitudes seguras no trânsito durante o período de carnaval.
Pensando nos riscos que o trânsito pode oferecer durante o feriado, a ação busca promover o uso responsável de veículos e incentivar alternativas seguras de transporte, como o uso de transporte público, aplicativos de transporte e táxis, visando reduzir o número de acidentes e garantir que todos possam curtir a festa com segurança.
“A blitz educativa terá como foco principal conscientizar os motoristas sobre os perigos do consumo de álcool e a condução de veículos, abordando a necessidade de atitudes responsáveis”, destacou o Secretário de Trânsito e Transporte, Cel. Péricles de Matos. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de receber orientações sobre a segurança no trânsito, além de materiais educativos que reforçam a importância de se manter atento às leis de trânsito e aos cuidados necessários durante a folia.
Ações educativas e fiscalização reforçada
Entre sexta-feira, 28 de fevereiro, e terça-feira, 04 de março, os órgãos de segurança realizarão fiscalização reforçada, para garantir que as leis de trânsito sejam cumpridas, prevenindo acidentes e oferecendo maior segurança aos participantes dos blocos de carnaval e às pessoas que transitam nas áreas de grande movimento do município. “Essa blitz será apenas o início de um conjunto de ações que se estenderão por outros locais e datas durante o carnaval”, destacou Cel. Péricles.
A ação educativa visa alertar os foliões e motoristas de que a festa não precisa ser sinônimo de imprudência no trânsito. “A estatística nacional tem indicado um aumento das mortes decorrentes de acidentes envolvendo bebida alcoólica e o nosso objetivo é proporcionar a conscientização dos motoristas para que ao dirigir, não façam uso de bebida alcoólica, para que não colaborem com o aumento dessa estatística”, concluiu Cel. Péricles.