Série sobre os 50 anos da Itaipu começa a ser transmitida em TV aberta

Primeiro episódio vai ao ar neste sábado, na RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná

A RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná, começa a exibir neste sábado (1º) os oito episódios da série documental “Itaipu Binacional – 50 anos de história”. Os programas irão ao ar todos os sábados, em horários diferenciados: em Londrina, Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná, será às 13h; em Maringá, às 13h30; e em Curitiba, às 14h.

Produzida sob a coordenação da Comunicação Social da Itaipu, a série foi lançada em 2024 para comemorar o cinquentenário da empresa. O filme resgata a história a partir da percepção das pessoas que construíram ou viram nascer a gigante de energia. São esses os personagens que contam as histórias, e não um narrador.

A chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu, Ana Paula Hedler, diz que a transmissão em TV aberta tem o mérito de ampliar a visibilidade da série, fortalecendo o seu papel como produção cinematográfica e documento histórico. “Itaipu é uma das obras mais icônicas do mundo e registrar a sua história, com toda a sua riqueza, é um legado que fica para essa e para as futuras gerações”, disse.

Os episódios têm 20 minutos de duração, no máximo, e podem ser vistos separadamente. O primeiro, “Antes da explosão”, que abre as transmissões da RIC, revela a Foz do Iguaçu dos anos 1970, antes do início da grande obra. “Estamos chegando” (episódio 2), que irá ao ar no dia 8, é uma homenagem aos barrageiros. Na sequência, “Faça-se a luz” (episódio 3), sobre o início da produção de energia, e “Arca de Noé” (episódio 4), que lembra a operação Mymba-Kuera e os cuidados socioambientais da Itaipu.

“Outras energias” é o quinto episódio, destacando as ações sociais da Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, “Uma usina de inovações”, que aborda a transição energética. O oitavo e último episódio, “Uma usina de emoções”, fecha a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.

Além da RIC, a série também pode ser vista no Youtube pelo link http://bit.ly/3W9dTil. No Globoplay, o link é https://bit.ly/4fO1cR0. Mesmo quem não assina o streaming têm acesso aos episódios, que fazem parte do conteúdo aberto.

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Professor da rede estadual é nomeado líder local de hackathon da NASA

João Marcos Brandet será líder local, ou seja, responsável por organizar o hackathon NASA Space Apps Challenge

Professor da rede estadual de educação, João Marcos Brandet foi oficialmente nomeado líder local do NASA Space Apps Challenge 2025 em Londrina, no Norte do Paraná. A nomeação, concedida pela própria agência aeroespacial dos Estados Unidos, reconhece a trajetória de Brandet na organização de eventos científicos, sua liderança em inovação e o compromisso com o desenvolvimento da comunidade local.

O evento é um hackathon internacional anual, promovido pela NASA, em que participantes de todo o mundo se unem para resolver desafios reais na Terra e no espaço. As pessoas nomeadas como Líderes Locais organizam os eventos. Eles são líderes de suas comunidades de ciência e espaço, reunindo solucionadores de problemas e pensadores inovadores para enfrentar desafios reais no planeta e no espaço.

“Para mim, a nomeação como líder local representa mais do que um título, mas um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e um passaporte para liderar alunos e professores que desejam estar no nível de destaque da educação paranaense, pensando em resolver problemas e transformar contextos”, afirmou o professor, que dá aulas de Programação e Robótica na Escola Estadual Prof. Kazuco Ohara; de Física (Robótica) e Matemática (Programação) no Colégio Estadual Profª Lúcia Barros Lisboa; e de Matemática (Programação e Recomposição de Aprendizagem) no Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins, todos em Londrina.

Marcado para os dias 4 e 5 de outubro de 2025, o hackathon NASA Space Apps Challenge é um dos maiores do mundo, reunindo anualmente milhares de participantes espalhados por diversos países em uma maratona global de 48 horas. Durante o evento, equipes multidisciplinares formadas por cientistas, engenheiros, programadores, designers e entusiastas da tecnologia trabalham juntas para criar soluções inovadoras para desafios a respeito da Terra e do espaço.

A conquista de João Marcos Brandet foi celebrada pelo secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, que ressaltou o protagonismo do professor na promoção da inovação. “É um orgulho para a rede estadual de ensino ver um professor com destaque em nível global, em um evento tão relevante como esse. Com certeza, é um reconhecimento à liderança do professor Brandet e à qualidade da educação pública do Paraná”, apontou.

Protagonista – Desde sua criação, em 2012, o hackathon se expandiu para centenas de cidades em todos os continentes, promovendo a colaboração internacional e o uso criativo da ciência e da tecnologia. A escolha de Londrina como uma das sedes oficiais e a liderança de Brandet reforçam o papel do Brasil como protagonista no cenário da inovação científica. “A minha missão é mostrar que a educação pública do Paraná não é apenas destaque no Brasil, mas também em outros locais do mundo”, ressaltou o professor.

Reconhecimento – A indicação como líder local do NASA Space Apps Challenge 2025 é um reconhecimento ao trabalho de Brandet na rede estadual de educação do Paraná. Ao longo de sua carreira docente, o professor se destacou, especialmente, pela organização de iniciativas lúdicas nas áreas de Astronomia e Matemática.

Um exemplo foi um projeto de criação de jogos educativos desenvolvidos na plataforma Scratch, que visou ao ensino de Astronomia a estudantes de baixa renda. Os jogos foram integrados a um aplicativo que funciona como uma biblioteca off-line, permitindo que os alunos aprendessem sobre o espaço sem a necessidade de conexão constante.

“Os jogos foram cuidadosamente elaborados a partir de dados reais enviados pela NASA, garantindo que o conteúdo fosse não apenas lúdico, mas também cientificamente preciso e atualizado. Cada jogo abordava conceitos como formação de planetas, movimento dos corpos celestes, missões espaciais e exploração do sistema solar, tudo de forma interativa e acessível”, detalhou.

Outros projetos concebidos pelo professor envolveram a criação de materiais educativos inclusivos voltados ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras), além do desenvolvimento de poemas e recursos de aprendizagem em Matemática. Em todos os casos, a Programação foi aplicada como ferramenta interdisciplinar. “Dessa forma, os estudantes puderam relacionar conceitos matemáticos, literários e tecnológicos, potencializando tanto a criatividade quanto o raciocínio lógico”, acrescentou.

Educação, Tecnologia e Transformação Social– O NASA Space Apps Challenge é aberto a pessoas de todas as idades, formações e níveis de experiência. A diversidade dos participantes é um dos pilares do evento, que busca fomentar o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto real.

“Essa nomeação me possibilita incentivar crianças, adolescentes e jovens para resolverem problemas utilizando o mundo da programação e da robótica. Nesta edição, estarei como um líder para estimular nossos jovens a criarem e a empreenderem”, explicou Brandet.

Neste ano, Londrina e o Paraná consolidam-se como polos de criatividade, ciência e tecnologia, integrando-se a uma comunidade global que busca transformar o mundo e o universo por meio da inovação. “A NASA e outras instituições podem estar mais próximas do que a gente imagina. O governo favorece isso ao estimular que os alunos e professores estejam envolvidos em Olimpíadas, bem como em competições como o Agrinho”, apontou.

Segundo o professor, esse tipo de iniciativa educacional tem um poder transformador profundo. “Quando todos nós estamos alinhados pensando na centralidade e no protagonismo do aluno, podemos resolver a indisciplina e tantos outros problemas com inovação, amor e ação”, completou.

Durante o hackathon, os participantes poderão criar jogos, aplicativos, vídeos, ferramentas educacionais e outras iniciativas que respondam aos desafios propostos por especialistas da NASA. A coordenação global do evento é realizada pela Equipe GO (Global Organizing Team) da agência, que apoia os líderes locais na organização dos encontros presenciais e virtuais.