Destaque  

Lagoa das Lágrimas: Reurbanização reescreve sua história

A viúva (ao centro), Izabel Baraúna Virmond, filhos, netos, familiares e amigos de Dr. Eurípio Rauen participaram do evento de entrega da obra de revitalização (Foto: Assessoria)

 

Em 1972, um projeto de Lei, de autoria do então vereador, João Arruda (inmemoriam), transformava o nome da antiga Praça da Independência, para Dr. Eurípio Rauen, atual Lagoa das Lágrimas. Quis o destino que 46 anos depois, seu neto, o prefeito Cesar Silvestri Filho tivesse a honra de fazer uma ampla reforma, adequação e reurbanização do espaço, que recebe centenas de visitantes diariamente. “Meu avô faleceu com 50 anos de idade. Prestar está homenagem tem uma importância para nós guarapuavanos, pela sua história e contribuição para esta cidade”, disse emocionado o gestor. Cesar Filho lamentou que no período das obras ocorreram algumas polêmicas de alguns cidadãos que não entendiam que o corte de algumas árvores se fez necessário, pois as mesmas, com raízes nas calçadas ocasionavam queda das pessoas. “A Lagoa revitalizada se tornou um espaço multiuso, com conceito de inclusão e todas normas de acessibilidade. Nada mais justo nos 199 anos de Guarapuava prestarmos está homenagem a um dos maiores símbolo da cidade”, frisou.

INVESTIMENTOS

A revitalização teve investimento de R$ 1,3 milhão, com recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Cezar Silvestri, falecido no último mês. O projeto incluiu a construção de calçadas acessíveis com piso tátil, escadas e rampas com corrimãos e bancos. Além disso, o município investiu na instalação da Academia ao Ar Livre e Academia da Terceira Idade, novo deck com quiosques e banheiros, novas luminárias, plantio de novas espécies de árvores e lixeiras.  Além disso, o espaço conta com playground e brinquedos inclusivos. O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo lembrou que como parte do paisagismo, foram plantadas mais de 70 árvores das espécies ipê mirim e liquidambar. “As espécies plantadas por toda a extensão da Lagoa das Lágrimas são adequadas para praças e parque”, destacou.

O local recebeu ainda um conjunto de contentores subterrâneos. Com um design inovador, os contentores são práticos e modernos. O lixo orgânico depositado vai para um espaço subterrâneo, abaixo da calçada. A coleta mecanizada acontece diariamente. Ainda como parte da nova Lagoa das Lágrimas, foi construído um ponto de táxi nos mesmos moldes dos demais instalados pela cidade.

 

HOMENAGEM

Durante o evento também foi descerrada a placa de denominação do local: praça Dr. Eurípio Rauen. Em Guarapuava, foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara de Vereadores, de 1956 a 1958 e 1963. Dedicou-se a várias obras sociais, sendo sócio fundador do Rotary Clube de Guarapuava, vice-presidente do Lar Escola Retiro Feliz, sócio fundador e presidente do Atalaia Sociedade Esportiva e Recreativa. Também atuou como provedor do Hospital São Vicente, por vários mandatos, conseguindo a regularização do hospital como instituição de caridade; e, com a comunidade, ajudou na construção da Maternidade do Hospital São Vicente, inaugurada em março de 1966. “Não vivemos de palavras, mas sim de exemplos; e foi isso que o pai nos deixou. Eu muito me orgulho de ver um marco turístico mais antigo da nossa cidade, a Lagoa das lágrimas, ser revitalizada e ficar ainda mais bonita. Minha mãe sempre pediu aos prefeitos da cidade para que colocassem novamente a placa, com o nome do pai. Aqui e hoje vivemos esse momento tão significativo para toda a família. Obrigada!”, afirmou a deputada estadual Cristina Silvestri. Participaram da cerimônia, familiares, convidados, vereadores e secretários municipais.

A entrega do espaço de lazer e integração reurbanizado marcou a 1ª aparição oficial em público do prefeito Cesar Filho e sua Mãe, a deputada, Cristina Silvestri após o falecimento de Cezar Silvestri.