Grupo VIBRA inaugura centro de inovação

O Grupo Vibra é detentor das marcas Nat, Avia e Agrogen, que tem como meta renovar seu portfólio em 25% até 2022

Potencializar o lançamento de alimentos derivados de frango com valor agregado para os mercados nacional e internacional é a principal missão do Centro de Inovação Vibra (CIV), inaugurado oficialmente neste mês de julho, em Montenegro (RS). O centro chega para fomentar o ritmo de inovações do Grupo Vibra, detentor das marcas Nat, Avia e Agrogen, que tem como meta renovar seu portfólio em 25% até 2022. A Companhia ocupa a terceira colocação entre as empresas privadas no segmento e, em 2017, cresceu 4,8% em receita líquida, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O núcleo de inovação, que faz parte do CIV e todos os processos decorrentes dele, é formado por mais de 200 pessoas. Este grupo está ligado principalmente aos departamentos de P&D, Marketing, Qualidade e a Central de Relacionamento com o Consumidor (CRC). A integração entre essas equipes permitirá propor, testar e criar novas tecnologias de produção, modos de preparo e produtos diferenciados, de forma mais ágil. A empresa estima que o tempo entre a elaboração de um projeto e seu lançamento será reduzido em até 30%.  Outro ganho é o sigilo absoluto durante todo o processo.

PESQUISAS CIENTÍFICAS

O CIV comporta uma planta-piloto com capacidade para realizar pesquisas experimentais e simular operações fabris, porém em menor escala. É composta por misturadores de massa, embutideira, estufa, forno industrial, balanças e seladores. Conta, ainda, com cabine sensorial, cozinha experimental e gastronômica. A cabine permite avaliar o desempenho do produto para o cliente e o consumidor, levando em consideração itens como aparência, textura e sabor.

Esse investimento representa a materialização da vocação do Grupo Vibra para a inovação. Não queremos apenas lançar mais produtos no mercado. Queremos fazer diferente e ser referência em alimentos com valor agregado e qualidade à base frango, explicou o diretor Flávio Rogério Wallauer, diretor Comercial e Marketing.

A inovação faz parte do DNA da empresa. Em 2016, o Grupo Vibra foi pioneiro no segmento a lançar cortes de frango embalados em atmosfera controlada (ATM). A tecnologia garante a preservação do produto, do sabor e da maciez por mais tempo, sem a adição de produtos químicos e conservantes.

FORTE ATUAÇÃO NO PARANÁ

O Grupo Vibra dedica-se à multiplicação genética de avós de aves, com forte atuação no cenário mundial de alimentos, sempre investindo em alta tecnologia na formação de sistemas produtivos completos que garantem matrizes com qualidade superior, alta produtividade e baixo custo de produção. Com atuação em Ponta Grossa, com uma unidade fabril e possui parceria com Agrária Cooperativa Agroindustrial localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), onde participa nas pesquisas agrícolas com a Fundação de Pesquisas Agrária (FAPA), sobre cadeias produtivas.

Da esquerda para direita, o diretor de Vendas e Marketing, Flávio Wallauer, e o diretor-superintendente, Gerson Müller

(Fotos: Marcus Berthold)