Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool
Guarapuava realiza ação de conscientização. Mobilização ocorrerá nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde promove uma ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool, data instituída pelo Ministério da Saúde. O objetivo é sensibilizar a população sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas, além de promover reflexões sobre a dependência química e apresentar medidas de prevenção.
A programação será dividida em dois momentos, com ações em pontos estratégicos da cidade. Pela manhã, das 9h às 11h, a equipe estará em frente à Unicentro – Santa Cruz, realizando uma Blitz Educativa com abordagens e a distribuição de panfletos informativos. Já à tarde, das 13h30 às 16h, a ação será realizada na Praça 9 de dezembro, esquina com a Caixa Econômica, com o mesmo formato de Blitz Educativa e distribuição de material informativo.
Participam da mobilização as equipes do CAPS AD, CAPS II, COMUD, CMS, entre outras instituições parceiras. A ação tem como foco divulgar os serviços oferecidos à população, realizar abordagens diretas e apresentar o programa de controle do tabagismo, além de fortalecer a conscientização sobre os impactos do consumo de substâncias.
Para a organização das equipes, o CAPS AD terá atuação prioritária no ponto da manhã, enquanto o CAPS II estará à frente da ação à tarde. No entanto, as equipes serão mescladas, com a presença de pelo menos um profissional de cada unidade em ambos os locais, integrando as ações e garantindo maior alcance.
O principal objetivo da ação é esclarecer à população sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas, alertar sobre os impactos das substâncias ilícitas e do álcool, promover reflexões sobre a dependência química e planejar medidas de prevenção.
A dependência química é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença que é um problema de saúde pública de proporções globais. Substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína afetam profundamente a saúde física e mental dos indivíduos, o que torna fundamental a realização de ações de conscientização, prevenção e tratamento.
A mobilização é aberta à participação de todos, e a população é convidada a se engajar nessa importante causa para fortalecer a luta contra a dependência química em Guarapuava.