Destaque  

Corpo de Bombeiros do PR completa 106 anos

Comemorações do 5º Subgrupamento de Guarapuava começam nesta sexta (05)

A qualidade dos serviços prestados em Guarapuava e região valeu a certificação da ISO 9001:2015, o padrão mais moderno do selo de certificação (Foto: Divulgação)

 

Jonas Laskouski

 

O Corpo de Bombeiros do Paraná está comemorando 106 anos de criação e as festividades alusivas à data estão acontecendo por todo o Estado. Em Guarapuava, o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independentes do município inicia as atividades comemorativas a partir desta sexta-feira (05).

A partir das 10h, quem frequenta o Shopping Cidade dos Lagos poderá prestigiar a Exposição de Materiais e Viaturas do Corpo de Bombeiros, onde o público vai poder ver todos os equipamentos utilizados pelas diversas atividades desenvolvidas pelos bombeiros de Guarapuava. Os profissionais estarão disponibilizando fardamentos para que as crianças que visitarem a exposição possam tirar fotos. Além disso, os pequenos poderão montar miniaturas de ambulância e do carro de incêndio que poderão ser levadas para casa, como presente da equipe.

Também no shopping, no sábado (06), o bicho vai pegar em uma competição animada entre a equipe interna do efetivo guarapuavano. A partir das 14h, na área externa do local, cinco equipes com sete componentes cada se enfrentam em quatro provas: cabo de guerra, subida e descida de corda, pista de técnicas e obstáculos e a puxada de caminhão. Haja força, hein!
Encerrando as comemorações em Guarapuava, na segunda-feira (08), ainda no Cidade dos Lagos, haverá uma solenidade oficial com a presença de todo o subgrupamento, autoridades, convidados e imprensa.

Ao Extra Guarapuava, o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Guarapuava, através de seu comandante, major Alisson Sanches, enviou a seguinte nota:

“Tributar honra aos que nos antecederam é dever. Lembrar o passado é a base, no presente, para quem mira um futuro de grandeza. Instituições são feitas por pessoas e neste 106º Aniversário do Corpo de Bombeiros, damos glória e honra a todos aqueles que, até mesmo com o sacrifício da própria vida, nos fizeram chegar à estatura que temos hoje, sendo um dos serviços públicos de maior credibilidade do país”.

Em junho deste ano, o 5º SubGrupamento do Corpo de Bombeiros conquistou um fato inédito no Brasil. A sede de Guarapuava foi a primeira unidade de bombeiro militar do país a ser recomendada à certificação da ISO 9001:2015, o padrão mais moderno do selo de certificação.

“Guarapuava vive um momento muito bom e estamos contribuindo com isso. Somos uma pequena célula no interior do Paraná e temos essa conquista”. De acordo com o major Sanches, receber esse selo de qualidade é extremamente gratificante, mesmo porque somos muitos criticados pela sociedade”. Ainda segundo ele, foi um trabalho árduo, difícil, mas que contou com o envolvimento da corporação. “É um mérito de todos”.

EM CURITIBA
Na última quarta-feira (03), a solenidade do Comando aconteceu no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Curitiba. Bombeiros militares com 30 anos de carreira foram condecorados com a medalha Policial Militar de Ouro, e houve ainda homenagens a militares estaduais e civis com a condecoração da medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque. Com informações da Agência Estadual de Notícias.

No evento, o secretário estadual da Segurança Pública, Julio Reis, lembrou que o Corpo de Bombeiros é uma instituição muito bem avaliada pela sociedade em todo país e aqui no Paraná não é diferente. Disse ainda que o Estado investe fortemente em estrutura para os. “Tivemos vários investimentos como a manutenção da escada Magirus, a aquisição de viaturas, e a Lei de Promoção das Praças, aprovada recentemente”, afirmou. A comandante-geral da PM, coronel Audilene Rosa, parabenizou a Instituição, citou alguns recentes investimentos e conquistas, como a promoção de soldados, cabos e sargentos e a aquisição de viaturas. “É uma data importante rememorar quem iniciou a trajetória no Corpo de Bombeiros. É importante também não esquecer daqueles que tombaram em atividade, cumprindo seu juramento, crendo na importância de sua missão. O bombeiro militar faz a diferença no dia a dia, isso tem que ser comemorando e não pode ser esquecido”, destacou.

Durante o evento foi entregue a medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque, que foi instituída em 2006 para homenagear os militares e civis que se dedicaram para contribuir com a instituição e servir a comunidade. A condecoração foi entregue a oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e pessoas civis que colaboraram com o crescimento da instituição.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, falou sobre diversas vitórias para a instituição, conquistas que alavancaram o atendimento à população e permitiram o aperfeiçoamento dos militares com cursos e capacitações. Uma das maiores realizações, segundo o comandante, é a construção da Escola do Corpo de Bombeiros, que terá cerca de 6.700 mil m², um investimento de aproximadamente R$ 17 milhões. Atualmente a obra está 40% pronta.

O coronel também citou a realização de cursos de especialização e aperfeiçoamento, como o Curso de Guarda-Vidas, Curso De Aperfeiçoamento de Sargentos, Curso de Segurança Contra Incêndios, Curso de Prevenção Contra Prevenção Florestal, Curso de Socorristas, entre outras capacitações.

“Estamos comemorando 106 anos e relembrando o trabalho dos bombeiros que nos antecederam, não só aqueles que passaram para a reserva, mas, também, os que nos deixaram, estamos aqui para honrar aqueles que tombaram em combate. Comemoramos muitas metas atingidas, muitos cursos de formação realizados, obras construídas como a escola de Bombeiros, aquisição de viaturas, ente outras conquistas”, disse.