Destaque  

Aniversário consolida momento de conquistas e projeta expectativa para 2019

IBGE aponta uma população estimada em 200 mil habitantes até 2022

A pérola do Centro-Oeste se tornou foco de atenção de investidores e a perspectiva de oportunidades não poderia ser melhor (Foto: Anderson Zacalusni)

 

João Muniz

Guarapuava completa no dia 09 de dezembro, 199 anos de fundação política e administrativa. Criada em 1819, de um pequeno povoado, ao longo do tempo, já em 2000 chegava a 155.161 habitantes. Em 2016, a estimativa apontou 180.364, num aumento populacional, nos últimos anos que varia de 7 a 10% ao ano, segundo dados do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade, com obras de infraestrutura e embelezamento, se tornou o foco de atenção do Estado e de investidores. Especialistas apontam que o potencial econômico está em processo constante de evolução, num município que se destaca pelas belezas naturais e povo reconhecidamente hospitaleiro, onde muitas famílias buscam – e estão encontrando – melhores condições e qualidade vida. “A cada ano, os resultados têm sido fantásticos. Guarapuava se desenvolve em todos os setores, sejam eles públicos ou privados. É um orgulho ver a evolução social, econômica e cultural dos últimos anos. São sonhos que se tornam realidade, garantindo um futuro promissor para a nossa gente”, enaltece o prefeito Cesar Silvestri Filho. Vale lembrar, sempre, que o município é conhecido pela diversidade étnica, com seus imigrantes e descendentes que enriqueceram ainda mais esta terra. São italianos, poloneses, árabes, japoneses, alemães, sérvios, croatas, ucranianos, negros, além de diversas reservas indígenas espalhadas pela região.

 

O MELHOR ESTÁ POR VIR

A pérola da região Centro-Oeste já é polo regional de desenvolvimento, com inúmeras opções de serviços e lazer. Em 2019 devem entrar em operação os trechos de duplicação que já estão em obras, como também a entrega de novas trincheiras, facilitando o acesso dos turistas visitantes e usuários de rodovias, principalmente da BR-277, que liga o Mercosul e diversas partes do país. “Já são quase dois séculos de história e batalhas ainda a serem vencidas. Para 2019, os desafios continuam na busca de proporcionar uma melhor qualidade para a população”, destaca o deputado estadual, Artagão Júnior.

Outra conquista será o (re)início da operação do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, com partidas daqui para Campinas (SP), interligando o município com o Brasil e o mundo. Já o Hospital Regional Bernardo Carli deverá abrir suas portas em 2019, para uma população de mais de 500 mil habitantes, abrigando também mais de 600 profissionais das áreas médicas, laboratoriais e serviços. Atualmente a construção é a maior edificação pública em obras no Paraná, onde estão sendo investidos R$ 54,6 milhões pelo Governo do Estado. A Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura informa que, nestes últimos seis anos, são mais de R$ 310,5 milhões em investimentos na cidade de Guarapuava.

O leitor atento deve ter percebido, na capa desta edição especial, mais especificamente na faixa segurada pelas pessoas, que além do “tei tei”, expressão usada por muitos quando algo bom acontece por aqui ou com alguém daqui, há um trecho do Hino de Guarapuava. Então, o Extra faz questão de, assim como na letra de Gilda P. Todeschini, saudar esta cidade. “Com fervor, nós te saudamos, Guarapuava!” Seu momento é único e estamos felizes por também fazer dele. Nunca estivemos tão bem.