Unicentro promove encontro de Arte Folclórica

Depois de quase dois anos sem subir aos palcos por conta da pandemia de Covid-19, os artistas puderam voltar ao auditório Francisco Contini para se apresentar no encontro de Arte Folclórica, promovido pela Unicentro.

“Nós retornamos com um micro evento, não chegou a 50 pessoas. Mas é uma forma de fazer com a arte se fortaleça nesse momento tão difícil pelo qual a gente está passando”, comentou a diretora de cultura da Unicentro, Nincia Teixeira.

Para ser realizado de forma segura, os artistas e os colaboradores participaram presencialmente e as apresentações foram transmitidas, em tempo real, pelo YouTube, para o público geral.

Durante o evento, além das apresentações de canto, dança e música, foi passado um vídeo em homenagem aos grupos e artistas que participaram do Encontro de Arte Folclórica desde sua criação.

“Em comemoração aos 34 anos do Encontro da Arte Folclórica, nós resolvemos fazer um pot-pourri de algumas atividades para que comecemos, aos poucos, ir retornando com os eventos aqui na universidade”, explicou Nincia.

Nos bastidores, os artistas relataram que não viam a hora de poder voltar aos palcos. “É um evento que eu danço há 10, 12 anos mais ou menos. Então, para mim, tem uma importância muito grande.

Quando chega agosto, a gente sempre está esperando o Encontro da Arte Folclórica”, contou Gabriel Fonseca Rodrigues, integrante do Grupo Folkloristico Italiano Anima, um dos que se apresentou na noite.

O Encontro da Arte Folclórica, segundo Sueli Coradassi, professora do Studio Raqs Mahira de dança no ventre, é muito importante, porque é uma oportunidade para se compartilhar a arte e a cultura.

“É uma oportunidade de trazer um pedacinho da aula para fora, para mostrar para as pessoas como funciona a dança tradicional”, enfatizou.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).