Unicentro abre a programação do Feteco nessa segunda-feira
Na cerimônia de abertura, a peça teatral que deu início ao evento foi “Bodas de Sangue”, dos estudantes do 3º ano do curso de Arte
A Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove mais uma edição do Festival de Teatro – Feteco. A abertura das atividades foi nessa última segunda-feira (21), no Teatro Municipal Marina Karam Primak.
“O objetivo do Feteco é estimular a produção e, principalmente, a pesquisa nas artes cênicas, incentivando a reflexão sobre esse processo de arte. Com tantas dificuldades e adversidades, o Feteco cumpriu e continuará cumprindo sua função social para o desenvolvimento cultural”, contextualiza a diretora de Cultura, Níncia Teixeira.
As peças deste ano, destacou Níncia, valorizam a produção teatral de artistas locais. “O Festival de Teatro da Unicentro, em sua 27ª edição, ilumina os caminhos da dramaturgia guarapuavana, as peças e performances encenadas durante toda a sua trajetória são tecidas por artistas, roteiristas, diretores e público guarapuavano e traz inúmeras reflexões com emoção, humor, pensamento crítico”, pontuou.
Na cerimônia de abertura, a peça teatral que deu início ao evento foi “Bodas de Sangue”, dos estudantes do 3º ano do curso de Arte, dirigida pelo professor Afonso Nilson de Souza.
Segundo ele, o texto é uma adaptação contemporânea do clássico de Federico Garcia Lorca (1898-1936). “A gente inseriu falas que pudessem comentar com a nossa realidade. Usamos um elemento que não está no texto, que é um recurso muito usado por um dramaturgo alemão, que é o distanciamento. É um elemento em que as pessoas saem da narrativa para dar um discurso para comentar sobre a narração”, explica.
Suellen Paloma, é uma das estudantes do curso de Arte que participou da adaptação do texto e da apresentação. Além da peça da abertura, ela também participará de
“Don Juan e o visitante de pedra”, que será na quinta-feira (24). “É uma oportunidade de mostrar o que a gente faz. Todos que trabalham, principalmente com arte e do teatro, podem mostrar aqui o que está sendo trabalhado e o que está sendo feito. A arte costuma ser muito processual, mas em alguns momentos conseguimos trazer esse retorno do resultado final, refletindo ‘olha, veja o que a gente conseguiu construir até aqui’”, compartilha Suellen.
Após a apresentação, os artistas e o diretor se reuniram em um bate-papo com a plateia para compartilhar a experiência da produção e sanar dúvidas.
As atividade do Feteco continuam até o dia 24 de outubro.
Confira a programação da semana:
22/10 – Palestra Dramaturgia contemporânea Brasileira
Horário: 14h
Local: Sala de eventos
Ministrante: Afonso Nilson Barbosa de Souza
Peça “Ex turvo COM/SEMsibilidade”
Horário: 19h
Local: Sala de eventos
23/10 – Peça Recordar Cronométrico
Horário: 15h
Local: Auditório Francisco Contini
Peça Ciclo de Leituras Shakespearianas
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
24/10 – Don Juan e o Convidado de Pedra
Horário: 14h
Local: Cinema Unicentro
Peça “CONTODO Mar”
Horário: 19h
Local: Auditório Francisco Contini