Últimos dias de ‘A Violência Sob a Delicadeza – Chicotadas’

Com uma expressão artística que impacta, a exposição “A Violência Sob a Delicadeza – Chicotadas” da artista Vera Martins, com curadoria de John Voese, está prestes a encerrar seu período de visitação no Centro de Exposições do Câmpus Santa Cruz da Unicentro. Com um tema tão sensível quanto urgente, a mostra traz à tona a luta contra o feminicídio.

Vera Martins explanou que “não são chicotadas no sentido de agressão, nem de fetiches. Eu falo que ‘Chicotadas’ é um momento de catarse, porque antes das chicotadas (na tela), as pessoas desconstroem o suporte da pintura e, nesta desconstrução, que é quando os fios são amarrados em um tubo e se tornam pincéis, a partir de então, tudo muda, tudo se inverte. Deste instante em diante, vem o momento silencioso, seguido da explosão”.

A exposição é o fruto da colaboração entre as secretarias de Cultura e de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava e o Museu Oscar Niemeyer. “A Violência sob a Delicadeza – Chicotadas” é parte do trabalho da artista, que teve uma exposição individual no Museu Oscar Niemeyer de outubro de 2020 a março de 2021.

As obras apresentadas, embora inéditas, seguem o mesmo processo artístico. A ação de desfiar a tela, transformar fios em chicotes-pincéis e aplicar gestos possibilita uma interação única entre a artista, o espectador e a obra.

Juliana Vellozo Almeida Vosnika, diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, destacou a importância de levar parte desse acervo a outros municípios do estado, fortalecendo a presença cultural da instituição.

“Ao trazer um pouco do Museu Oscar Niemeyer a outros municípios do estado via exposições itinerantes, a instituição estende a sua atuação. Ao mesmo tempo, deixa um convite para a integração cada vez maior da cultura paranaense”, comentou.

Os quatro painéis em exposição foram produzidos coletivamente sob a orientação de Vera Martins, contando com a participação de artistas locais de Guarapuava.

Os visitantes têm até o dia 26 de fevereiro para visitar a exposição. O espaço fica aberto das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Deixe um comentário