Você sabe o que é uma soirée? A palavra francesa, como explicou a professora Denise Witzel, coordenadora do Paraná Fala Francês na Unicentro, remete a ideia de noite, mas não só isso.
“É uma ideia de festa, uma ideia de reunião social”. E é para reunir os estudantes, professores e funcionários da Unicentro que participaram das aulas do Paraná Fala Francês, nesse primeiro semestre, que a coordenação do programa está organizando uma soirée.
A noite festiva vai fechar as atividades do primeiro semestre de 2021 do Paraná Fala Francês e, também, convidar quem tem interesse pela língua a fazer o curso gratuito, ofertado pelo PFF.
“O objetivo principal é dar visibilidade. Mas, mais do que isso, é convidar a comunidade acadêmica e as pessoas que gostam da língua francesa, da cultura francesa, para conhecer o trabalho do Paraná Fala Francês”, complementou Denise.
A Soirée do Paraná Fala Francês será realizada nessa quarta-feira (28), a partir das 19h, com transmissão pelo Canal Unicentro TV, no YouTube. Na programação está a participação da professora Cibele Lemke, coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, que abordará as possibilidades de mobilidade internacional para os estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Complementando as explicações dela, o professor de língua francesa pelo Promul, que é o Programa Multicultural de Línguas da Unicentro, Felipe Soares vai mostrar a importância de dominar o francês para quem quer participar de um desses programas.
Além disso, a soiré contará com a participação de Orence Couthon, egresso do curso de Nutrição da Unicentro, que é falante nativo de francês. “O Orence é natural de Benin, um país da África cuja língua oficial é o francês, e vai falar um pouco dessa experiência de um falante nativo da língua francesa”, contou a coordenadora.
Fechando a programação, serão exibidos vídeos de apresentações culturais – incluindo músicas e receitas francesas – gravados pelos alunos dos cursos ofertados pelo PFF. Já na quinta-feira, o Paraná Fala Francês vai promover dois aulões experimentais – um as duas da tarde e outro as sete da noite. Para participar de um desses momento, é preciso se inscrever pelo site de eventos da Unicentro.
“A ideia”, finalizou Denise, “é que nós possamos agradar, mas também que as pessoas se interessem em se inscrever e vir participar do Programa. Nesta oportunidade, serão então divulgadas todas as datas e as possibilidades para quem tiver interesse, que possa se inscrever e fazer o curso de francês na Unicentro”.