Neste domingo (12), o Slam Paraná, etapa estadual do campeonato de poesia falada, que existe em diversos países do mundo, terá transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 15h. 12 poetas disputam uma vaga para a etapa nacional do circuito, o Slam Brasil.
Nesse ano participam da competição o Slam Pé Vermelho (Maringá), o Slam Voz das Minas LGBTQ+ (Londrina), o Slam Alferes Poeta (Curitiba) e o Slam das Gurias CWB (Curitiba), cada um deles com três poetas (entretanto nem todos são paranaenses, já que o formato online possibilita a participação de poetas de outros estados e países. O Slam Pé Vermelho, por exemplo, terá uma representante de Moçambique).
Na véspera da competição, todos os competidores participam de uma oficina com a atual campeã do Slam BR, Jéssica Campos, uma das organizadoras do Sarau Do Capão, de São Paulo. A oficina será aberta ao público, transmitida no canal do Slam no YouTube, e tem como objetivo preparar os competidores para se apresentarem em um slam online e dar dicas aos poetas.
A Competição – No Slam, os poetas disputam o campeonato apresentando poemas autorais, de até três minutos de duração, sem acompanhamento musical e sem uso de adereços, figurinos ou objetos cênicos. Serão três rodadas: na primeira os 12 poetas se apresentam, os que obtiverem as cinco maiores notas do júri passam para a segunda rodada e desses, passam para a terceira rodada as 3 maiores notas, que decidirão quem vencerá o campeonato.
O primeiro lugar ganha um troféu, além de garantir vaga para disputar o Slam Brasil. Os demais competidores ganham livros literários. Toda a programação do Slam Paraná será acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O Slam PR é organizado por Emerson Nogueira, Érica Paiva Rosa e Pedro Marques. “O slam é uma forma de expressão popular muito pulsante e potente na qual as pessoas se encontram para discutir seus problemas, refletir sobre eles e compartilhar as mais diversas experiências, desde as dores e os incômodos até as alegrias e os amores. Ao oferecer um espaço de fala e, principalmente, de escuta em praça pública, o Slam se configura como um exercício de cidadania”, comentou Érica Paiva Rosa.
“Justamente por se configurar como um espaço que une pessoas em função de ideias, o slam não poderia parar durante a pandemia e por isso no ano passado migraram para o ambiente virtual e aproximaram fronteiras, expandindo os limites geográficos”, finalizou.
Serviço
Oficina “Esquenta Slam” com Jéssica Campos
Dia 11/09 às 14h pelo YouTube
Link da oficina: https://www.youtube.com/watch?v=vXjgLSHcCiw
Slam Paraná
Dia 12/02 às 15h pelo YouTube
Link do Slam: https://www.youtube.com/watch?v=H3FLMl-c5KY