De forma lúdica, dinâmica e pedagógica às unidades da rede municipal de ensino vem realizando o projeto Viva Guarapuava. A ação visa trazer para as escolas e os CMEIs atividades que contem a história do município que completa 203 nesta sexta-feira (09).
Nessa quarta-feira (07), alunos, professores e a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Acyr Loures Pacheco, realizaram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos para o projeto.
“Os pais, alunos e a comunidade estão podendo ouvir um pouco da história de Guarapuava. Hoje estão participando desse evento, cento e vinte e seis crianças, de zero a três anos, alunos do CMEI. Eles prepararam todo o material que está sendo exposto. Trabalhamos com os alunos durante vários meses para o desenvolvimento das atividades”, enfatizou a diretora do CMEI Acyr Loures Pacheco, Salete Maria de Lima.
Para Florence Regina Pereira Ortiz, pedagoga do CMEI, o projeto é uma forma de unir a comunidade e auxiliar com o desenvolvimento de atividades que promovam a valorização das belezas naturais e históricas de Guarapuava.
“Queremos que a nossa comunidade e os pais dos alunos conheçam um pouco dessa história, e que os alunos aprendam a amar e a respeitar a nossa cidade. Então, por isso que tem esse projeto que foi elaborado pela Secretaria de Educação, de forma que cada unidade teve autonomia para adaptar de forma bem criativa. A nossa equipe se empenhou e foi comprometida para mostrar um pouco das belezas do nosso município”, destacou.
Entre os trabalhos que fizeram parte da exposição na unidade, estiveram maquetes, cartazes e atividades sobre os pontos turísticos, lendas e a história de Guarapuava, entre elas, a Lagoa das Lágrimas e a Catedral e Santuário Nossa Senhora de Belém. Além disso, o artista local Valdir Moreira, realizou a pintura de pontos turísticos na sede do Centro Municipal de Educação Infantil Acyr Loures Pacheco, no bairro Santana.