Primeiro encontro de Gestores Municipais de Cultura do Centro Sul tem inicio em Guarapuava

Nesta segunda-feira (18), teve início em Guarapuava, o Primeiro Encontro de Gestores Municipais de Cultura da Macrorregião Centro-Sul do Paraná. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, esta é a primeira vez que o evento é realizado na cidade.

O encontro tem como objetivo reunir representantes de 39 municípios do Paraná para gerar debates e discussões importantes para o desenvolvimento cultural. O principal assunto abordado são as dificuldades que cada município teve com a execução da Lei Paulo Gustavo, visando trocar experiências para que estejam mais preparados para os editais da Lei Aldir Blanc.

“A Macrorregião Centro-Sul costuma realizar reuniões mensais, em grupos de cinco a oito municípios. Este ano, resolvemos começar com uma reunião geral. Por isso, nada melhor do que iniciar por Guarapuava, que está no centro do Estado.

Provavelmente, receberemos representantes de quase todos os municípios do entorno para debater como foi a execução da Lei Paulo Gustavo, quais as dificuldades e facilidades para que a gente possa aplicar da melhor forma a Lei Aldir Blanc”, explicou o Agente Cultural da Macrorregião Centro-Sul do Paraná, Norbert Heinz.

Os debates devem ocorrer no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Na terça-feira (19), será realizado um tour cultural pelos espaços da Secretaria de Cultura, como o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, o Museu Visconde de Guarapuava, a Casa da Cultura e o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado).

“O primeiro encontro é histórico para nós, mas esperamos que não seja o único. O interior do Estado exige demandas e discussões diferentes da Capital e da região próxima. Nós queremos ações que fomentem a nossa cultura e se, nós que somos um grande polo, temos dificuldades, mais ainda os municípios menores.

Visitamos várias cidades que queriam devolver a verba da Lei Paulo Gustavo,  porque não sabiam como aplicar. É um assunto muito novo. É a primeira vez que vem uma lei com verba para artista, além de que o dinheiro público é engessado, é burocrático, então assusta.”, comentou a Secretária de Cultura, Rita Felchak.

O primeiro dia do encontro está sendo conduzido pela Secretária de Cultura, Rita Felchak, pelo Agente Cultural da Macrorregião Centro-Sul do Paraná, Norbert Heinz e pelo diretor do Departamento de Políticas Culturais da SECULT, Cristhian Lucas.

Deixe um comentário