TEATRO, DANÇA E MÚSICA AO VIVO  

"Teixeirinha, o Rei do Sul" é atração no 7º Festival Cênico

Sucesso de crítica e público, a superprodução será apresentada nesta quinta-feira (11) no Teatro Municipal de Guarapuava

Teixeirinha ganha vida na produção do Grupo Municipal de Teatro de Dois Vizinhos (Foto: Reprodução)

 

Jonas Laskouski (com informações de assessorias)

 

Um dos destaques da sétima edição do Festival Cênico Guarapuava Abre as Cortinas, senão o maior deles, é o espetáculo “Teixeirinha, o Rei do Sul”, homenagem ao maior artista popular do Sul do Brasil. A superprodução que reúne teatro, dança e música ao vivo será apresentada no Teatro Municipal de Guarapuava nesta quinta-feira (11) às 20h. A entrada é gratuita, mas atenção: o convite precisa ser retirado antecipadamente na Casa da Cultura .

 

Família de Teixeirinha já demonstrou interesse em levar a peça ao Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

 

Os responsáveis pelo sucesso estrondoso dessa comédia musical vêm do município de Dois Vizinhos. Fundado em 27 de março de 1998, o Grupo Municipal de Teatro (GMT) da cidade está comemorando 20 anos em 2018. E para celebrar, o grupo, em parceria com a administração municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, deu o passo mais ousado de sua trajetória, realizando um espetáculo sobre a vida de um grande artista brasileiro. E o escolhido foi Victor Mateus Teixeirinha, o Teixeirinha – o Gaúcho de Passo Fundo, o Gaúcho Coração do Rio Grande, o Rei do Disco. O sucesso, como dissemos, foi e está sendo estrondoso.

A temporada de teatro Dois Vizinhos 2018, que aconteceu entre 21 de agosto e 2 de setembro, levou mais de 15 mil pessoas ao Centro Cultural Arte e Vida. Foram 13 sessões absolutamente lotadas, algumas super-lotadas e em algumas, centenas de pessoas não puderam entrar, tiveram que voltar para casa. A festa de aniversário do GMT não poderia ser melhor. O grupo não apenas virou assunto em toda cidade, mas fenômeno de público e crítica, se apresentando por diversas cidades.

 

O ESPETÁCULO

“Teixeirinha, o Rei do Sul” foi escrita e é dirigida por Ivan Lovison, para comemorar os 20 anos do GMT, contando a vida desse, que é considerado o maior artista popular do sul do Brasil. Teixeirinha foi compositor, cantor, ator e produtor de seus inúmeros filmes, programas de rádio e discos que estão entre os mais vendidos pela indústria fonográfica brasileira, em todos os tempos. São 30 artistas em cena, num resgate da cultura gaúcha, com todos os elementos que fazem parte deste tão rico universo.

 

Impecáveis em cena (Foto: Reprodução)

 

A Fundação Teixeirinha, de Porto Alegre liberou o uso da imagem do artista, bem como de suas músicas, uma vez que o objetivo é render homenagens e divulgar a obra de Teixeirinha.

 

 O Rei do Disco (Foto: Arquivo/Reprodução)

 

Durante mais de 25 anos, o artista colecionou inúmeros sucessos e fez fama, inclusive no cinema. Seus filmes eram campeões de bilheteria nas décadas de 60 e 70.

O Rei do Disco, como é conhecido, está no topo da lista dos artistas que mais venderam discos na história do Brasil. Estima-se que até hoje, desde “Coração de Luto”, música que o projetou nacionalmente em 1960, Teixeirinha já tenha vendido mais de 100 milhões de discos em todo mundo, Mesmo após sua morte, continua ganhando fãs.