Museu de Ciências Naturais de Guarapuava promove “Uma Noite no Museu”

O Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, que pertence à Unicentro, promoverá, na próxima quinta-feira (16), o evento ‘Uma Noite no Museu’. Com início às 19h, o passeio gratuito está aberto a toda a comunidade que desejar participar. Serão realizadas diversas atividades ao longo da noite, com previsão de término às 22h.

“A ideia de fazer Uma Noite no Museu surgiu para dar oportunidade de visitar o museu às pessoas que não têm disponibilidade durante o dia. O museu estará aberto, das 19h às 22h, para receber toda a comunidade. Para quem não puder ir desta vez, temos planos de realizar esse passeio todo semestre”, afirma o coordenador do museu, Rodrigo de Oliveira Bastos.

“A ideia de fazer ‘Uma Noite no Museu’ surgiu para dar oportunidade de visitar o museu às pessoas que não têm disponibilidade durante o dia. O museu estará aberto, das 19h às 22h, para receber toda a comunidade. Para quem não puder ir desta vez, avisamos que temos planos de realizar ‘Uma Noite no Museu’ todo semestre”, afirmou o coordenador do museu, Rodrigo de Oliveira Bastos.

O museu

Situado no Parque Natural Municipal das Araucárias, o Museu funciona, desde 1998, a partir de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Fundação Professor João José Bigarella. Vinculado ao Câmpus Cedeteg, o Museu conta com um acervo variado com áreas sobre Malacologia, Geologia, Entomologia, Física e do Mar, com duas coleções relacionadas à história natural.

A coleção João José Bigarella é composta de amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos e a coleção entomológica Hipólito Schneider contém cerca de 14.000 insetos em exposição, atendendo a comunidade em geral e alunos do ensino municipal, estadual e particular de ensino, além das universidades com agendamento prévio.

Programação

A coleção João José Bigarella é composta de amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos e a coleção entomológica Hipólito Schneider contém cerca de 14.000 insetos em exposição, atendendo a comunidade em geral e alunos do ensino municipal, estadual e particular de ensino, além das universidades com agendamento prévio.

O evento foi organizado para integrar a 22ª Semana Nacional dos Museus. “Além da visita guiada pelo acervo do museu, teremos observação astronômica com telescópio, apresentações da Magia da Quântica e o Desafio Sensorial. Além disso, teremos a exposição ‘Simbiose Artística entre Ciência e Arte’, que continua no museu com montagens produzidas pelos alunos do curso de Arte da Unicentro”, relata o coordenador do museu.

Serviço:

Uma Noite no Museu

Data: 16/05/2024

Horário: 19h – 22h

Local: Museu de Ciências Naturais, Rua João Fortkamp, 940 – Primavera, Guarapuava

Deixe um comentário

Série sobre os 50 anos da Itaipu começa a ser transmitida em TV aberta

Primeiro episódio vai ao ar neste sábado, na RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná

A RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná, começa a exibir neste sábado (1º) os oito episódios da série documental “Itaipu Binacional – 50 anos de história”. Os programas irão ao ar todos os sábados, em horários diferenciados: em Londrina, Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná, será às 13h; em Maringá, às 13h30; e em Curitiba, às 14h.

Produzida sob a coordenação da Comunicação Social da Itaipu, a série foi lançada em 2024 para comemorar o cinquentenário da empresa. O filme resgata a história a partir da percepção das pessoas que construíram ou viram nascer a gigante de energia. São esses os personagens que contam as histórias, e não um narrador.

A chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu, Ana Paula Hedler, diz que a transmissão em TV aberta tem o mérito de ampliar a visibilidade da série, fortalecendo o seu papel como produção cinematográfica e documento histórico. “Itaipu é uma das obras mais icônicas do mundo e registrar a sua história, com toda a sua riqueza, é um legado que fica para essa e para as futuras gerações”, disse.

Os episódios têm 20 minutos de duração, no máximo, e podem ser vistos separadamente. O primeiro, “Antes da explosão”, que abre as transmissões da RIC, revela a Foz do Iguaçu dos anos 1970, antes do início da grande obra. “Estamos chegando” (episódio 2), que irá ao ar no dia 8, é uma homenagem aos barrageiros. Na sequência, “Faça-se a luz” (episódio 3), sobre o início da produção de energia, e “Arca de Noé” (episódio 4), que lembra a operação Mymba-Kuera e os cuidados socioambientais da Itaipu.

“Outras energias” é o quinto episódio, destacando as ações sociais da Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, “Uma usina de inovações”, que aborda a transição energética. O oitavo e último episódio, “Uma usina de emoções”, fecha a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.

Além da RIC, a série também pode ser vista no Youtube pelo link http://bit.ly/3W9dTil. No Globoplay, o link é https://bit.ly/4fO1cR0. Mesmo quem não assina o streaming têm acesso aos episódios, que fazem parte do conteúdo aberto.