Essa é a ideia da Biblioteca Livre, que tira as obras das prateleiras e coloca em circulação na comunidade
Como muitas pessoas não tem paciência suficiente para buscar um livro na biblioteca, preencher o formulário de empréstimo, e ainda se preocupar com a data de devolução, um grupo de alunos, do curso de Publicidade e Propaganda da Campo Real, criou a Biblioteca Livre. O projeto de extensão leva leitura, gratuita e de fácil acesso, em diversos pontos da cidade. O nome já diz tudo, a ‘Biblioteca livre’ é uma iniciativa que tenta tirar os livros das prateleiras e colocá-los em mãos leitoras. Ou como diz a coordenadora do projeto e também do curso de Publicidade e Propaganda, Vanessa Lobato, “queremos que os livros criem pernas, e não poeira”.
E para isso tem toda uma logística organizada por Lobato e seus alunos, que identificam locais para levar a biblioteca, separam os títulos que melhor se identificam com o público do local e depois passam horas explicando o projeto e distribuindo os livros. Quem empresta não tem obrigação alguma de devolver, mas recebe uma recomendação: após o término da leitura, o usuário deve passar o livro para outro interessado. Assim o ciclo é mantido, os livros são cada vez mais lidos e o projeto se difunde com êxito.
E não é que a iniciativa deu super certo? normalmente imaginamos que uma maioria esmagadora da população não quer ver livros nem ‘pintados de ouro’, mas a realidade é bem diferente. É até cruel, pois muitos querem ler mas não tem como, não conhecem espaços de leitura, não são incentivados em casa, sequer na escola.
O fluxo de livros é grande, a cada vez que o projeto é levado para algum lugar são dezenas de livros que ficam livres para ser lidos. O que acontece é que muitos são doados por alunos da própria instituição, ou cidadãos interessados na literatura. Dessa forma, o armário da Biblioteca Livre nunca está vazia, nem cheia. Com um ano e meio de projeto, Vanessa diz que o sucesso é medido pela aceitação da população, que participa em peso dos ‘empréstimos’. “A comunidade elogia, participa e gosta da ideia da facilidade para ler”, conta Vanessa.
Curtiu a ideia? curta também a página da Biblioteca Livre e fique por dentro das datas e locais dos próximos eventos: