História de colônia em Guarapuava é contada em Mostra Fotográfica
No último sábado (10) a Fundação Cultural Suábio-Brasileira realizou a cerimônia de lançamento da mostra fotográfica Com amor e bravura na nova terra: a construção da Colônia Socorro. A exposição faz parte do projeto Entre Rios construída com o arado, que apresenta os primeiros anos da imigração suábia na região sob a ótica do cotidiano e cada uma das cinco colônias que formam o Distrito de Entre Rios.
Respeitando os protocolos de segurança de combate à Covid-19, o evento aconteceu de maneira online, transmitido ao vivo para o público através da página da FCSB no Facebook. O público foi recepcionado pela coordenadora da Fundação, Josiane Richter.
Durante o evento, os espectadores puderam conhecer algumas curiosidades sobre os pioneiros que se estabeleceram na Colônia Socorro. A maioria deles, por exemplo, chegou ao Brasil no quinto transporte que saiu da Europa.
O evento contou com a presença do Diretor-Presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl. Ele saudou aos pioneiros que ainda residem na Colônia e falou sobre a importância da comunidade em sua vida. “É uma oportunidade de conhecermos a história. Para mim é especial, porque a Colônia Socorro é onde nasci e vivo”, afirmou.
No evento, o público pôde fazer um tour pela mostra e observar as imagens expostas. Como o Museu Histórico de Entre Rios está fechado para visitação, quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a formação da Colônia Socorro pode visitar a exposição pelo site da FCSB (www.suabios.com.br) ou assistir ao evento de lançamento pelo Facebook (facebook.com/FundacaoCulturalSuabioBrasileira). A mostra ficará disponível até o dia 10 de julho.