Coral Municipal, Banda Jovem e Orquestra de Câmara estão com inscrições abertas

A música é uma importante modalidade artística que desenvolve a mente do ser humano, proporcionando um estado agradável de bem-estar, desenvolvimento, concentração e raciocínio. Estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical é uma benéfica estratégia de educação, socialização e cidadania. Pensando nisso, a Casa da Cultura abriu inscrições para a Corporação Musical: musicalização e canto. 

“A música alimenta a alma, é uma forma de expressão maravilhosa, assim como, tocar um instrumento, ler partituras e por melodia na poesia. Esta arte está presente na vida das pessoas de várias formas. E, dessa forma, a corporação musical oferece aos nossos jovens a oportunidade de aprender, encantar e se encantar com ela”, destacou a diretora de cultura, Rita Felchak.

Vale ressaltar que, as aulas de música fazem parte do processo para o aluno integrar tanto a Orquestra da Câmara Municipal como a Banda Jovem Municipal. Os  dois projetos, juntos com o Coral Municipal, fazem parte da Corporação Musical, uma iniciativa que reflete a importância da música como estratégia de educação.

Além disso, os alunos assíduos das aulas de canto coral e que, posteriormente, façam parte dos projetos, podem receber uma bolsa, vale transporte e participar de apresentações em diferentes ocasiões e lugares.

Os instrumentos da banda são: saxofone, trompete, trombone, clarinete, souzafone ou tuba, bombardino, flauta, percussão. Já os da orquestra: violino, viola  violoncelo e contrabaixo

Entre os cursos oferecidos pelo Departamento de Cultura estão também o xadrez, workshop de teatro e a segunda edição de teatro, somente para aqueles que participaram do primeiro módulo.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas on-line, mas é preciso ficar atento, pois as vagas são limitadas. Faça a sua inscrição aqui: https://tinyurl.com/59dt8zp2

Para saber um pouco mais sobre a programação de cursos é possível consultar o catálogo preparado pela Casa da Cultura, clicando aqui.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).