Concurso de fotografia da Polícia Civil do Paraná está com incrições abertas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou nesta segunda-feira (03) o Concurso de Fotografia PCPR 2022, com o tema “PCPR prontos para o futuro”. O objetivo é mostrar atividades positivas desenvolvidas através de fotografias digitais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 13 de fevereiro.

As fotos devem retratar cenas de interação com a comunidade, operações policiais, resgates, atendimentos à população, perícias papiloscópicas, confecção de carteiras de identidade, levantamentos em locais de crime, dentre outras ações que expressem a atividade policial na vida do cidadão.

As avaliações das fotografias acontecerão entre os dias 14 a 28 de fevereiro de 2022 e o resultado final sai no dia 1º de março de 2022, em publicação no Portal da PCPR.

O concurso é aberto a qualquer cidadão que queira participar, sendo a inscrição individual ou em parceria com outras pessoas. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares entre os policiais civis; e primeiro, segundo e terceiro lugares entre o público em geral.

Todas as fotografias inscritas no concurso passarão a integrar um banco de imagens da PCPR e poderão ser utilizadas nas campanhas da instituição sempre ressalvando o compromisso de indicação da autoria do material.

São livres as técnicas adotadas para criação das fotografias, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros, ampliação, entre outros. As imagens também podem ser coloridas ou em preto e branco.

As fotografias inscritas devem ser inéditas. Não podendo terem sido apresentadas em nenhum livro ou mostra e nem premiadas em outros concursos até a data da inscrição. Além disso, nenhum dos trabalhos poderá constituir plágio de espécie alguma.

Inscrições – Os candidatos devem se inscrever pelo e-mail fotografiapcpr2022@gmail.com. Cada fotógrafo ou equipe de fotógrafos deverá fazer apenas uma inscrição e cada uma poderá apresentar até três fotografias que devem estar em anexo ao e-mail e identificadas com alguns dados.

No campo “Assunto” do e-mail deverá constar o seguinte título: “INSCRIÇÃO CONCURSO FOTOGRAFIA PCPR 2022”. No corpo do e-mail deverá constar o nome do trabalho e o ano de sua realização, bem como as seguintes informações sobre o(a) autor(a) do trabalho ou equipe de autores(as): nome completo; RG e UF de expedição; endereço completo; CPF; telefone; e-mail.

Critérios de Avaliação – A comissão julgadora será designada pelo delegado-geral Silvio Jacob Rockembach. Ao todo serão cinco integrantes, sendo três titulares e dois suplentes.

Os integrantes trabalharão com os seguintes critérios qualitativos: impacto visual; capacidade de surpreender e sensibilizar o público; originalidade; habilidade criativa e expressiva; domínio técnico e estético.

Deixe um comentário

Com 8,1%, Paraná lidera o crescimento da atividade econômica do Brasil, aponta Banco Central

Estado também teve uma variação maior do que registrada por estados como Goiás (6,6%), Santa Catarina (5,8%), Pará (4,2%), São Paulo (3,5%) e Minas Gerais (2,7%)

Com crescimento de 8,1%, o Paraná foi o estado que registrou o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em fevereiro de 2025, em relação ao mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgados pelo Banco Central, e levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

No período, o Estado registrou o dobro do crescimento da média nacional, que foi de 4,1%. Na sequência do Paraná ficaram Goiás (6,6%), Santa Catarina (5,8%) e Pará (4,2%). O crescimento paranaense também mais do que o dobro do que foi registrado por São Paulo (3,5%) e o triplo do alcançado por Minas Gerais (2,7%). Registraram queda os estados do Rio de Janeiro (-0,1%), Rio Grande do Sul (-1%) e Pernambuco (-1,1%).

O Índice de Atividade Econômica Regional é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para medir, mensalmente, o ritmo da economia de 12 estados do País. Ele antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB) antes da divulgação oficial do IBGE e considera dados como produção industrial, comércio, setor de serviços e agropecuária, gerando um retrato dinâmico do desempenho econômico local.

“Temos trabalhado para criar um ambiente próspero economicamente, com uma máquina pública mais eficiente, responsabilidade nas contas públicas e com um ambiente de negócios favorável aos investimentos. O resultado disso é que, nos últimos seis anos, o Paraná praticamente dobrou seu PIB e se tornou a quarta maior economia do Brasil”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O forte crescimento registrado pelo Paraná no período está relacionado ao ambiente favorável aos investimentos do setor produtivo promovido pelo Governo do Estado, o que fomenta uma economia aquecida.

“Há um entendimento sólido sobre o papel crucial da iniciativa privada na melhoria da vida das pessoas, gerando empregos e mais renda. E para fortalecer essa dinâmica, implementamos ações como a desburocratização, os incentivos fiscais estratégicos e os investimentos robustos em infraestrutura”, disse o secretário de Planejamento, Ulisses Maia.

Em fevereiro, por exemplo, o Paraná registrou a maior criação de empregos da série histórica, com quase 40 mil novas vagas criadas ao longo do mês. Neste mesmo período, o Paraná também registrou o maior crescimento nacional do turismo e a segunda maior alta da indústria, por exemplo.

Esse desempenho também aumenta a confiança para investimentos e novos negócios no estado. “Em 2025, estamos observando a expansão da produção agropecuária, em conjunto com expressivos desempenhos da indústria e dos serviços, o que abre perspectivas muito positivas para o PIB paranaense”, afirmou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

Ranking da variação do IBCR em fevereiro de 2025:

Paraná: 8,1%

Goiás: 6,6%

Santa Catarina: 5,8%

Pará: 4,2%

Ceará: 3,6%

Bahia: 3,5%

São Paulo: 3,5%

Minas Gerais: 2,7%

Espírito Santo: 0,4%

Amazonas: 0,3%

Rio de Janeiro: -0,1%

Rio Grande do Sul: -1%

Pernambuco: -1,1%

Brasil: 4,1%

Fonte: Banco Central