Casa da Cultura: incrições abertas para várias atividades

O Departamento de Cultura está com inscrições abertas para várias modalidades artísticas, atendendo uma demanda que estava reprimida por causa da pandemia.

Com a bandeira amarela, obedecendo todos os protocolos sanitários de segurança, algumas modalidades já podem receber inscrições para cursos ou aulas presenciais. São elas: música, canto coral, dança experimental, laboratório de artes visuais e charge para caricatura.

Para música, as vagas são ofertadas para duas turmas: para segunda e terça-feira. As aulas são exclusivas para adultos no horário das 19 h. Ainda na música, para quem pretende ingressar na banda jovem ou na orquestra, com duas opções de dias e horários: segunda e na terça-feira, no período da manhã das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h. Também estão previstas abertura de vagas para o período da tarde, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h.

Para o canto coral, na quarta e sexta-feira das 14h às 15h. As aulas acontecem na Casa da Cultura para o público acima de 10 anos de idade.

Charge para caricaturas, para 9 a 16 anos de idade, no período da tarde com dois horários: das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h.

Dança experimental para adultos, na segunda-feira, das 18h30 às 20h.

Laboratório de artes visuais: inscrições abertas para público a partir de 7 a 10 anos de idade.

A turma da manhã atenderá das 9h30 às 11:00h e à tarde das 13h30 às 15h.

Mais informações podem ser consultadas na Casa da Cultura, situada na rua Alcione Bastos, 1821 – Alto da XV, ou através do telefone (42) 3621-4583 .

 

 

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Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril