Biblioteca Municipal promove exposição de livros com temas sobre mulheres

Em comemoração ao Dia da Mulher, durante todo o mês de março, a Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya, da Secretaria de Cultura, promove a exposição de livros com títulos femininos para o público adulto e também juvenil. 

“Durante todo esse mês iremos deixar esses exemplares disponíveis para quem se interessar em ler sobre as lutas femininas, entre outras histórias de mulheres. As pessoas podem vir até a biblioteca para ler ou emprestar para levar para casa”, explicou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Luciana Kuntz.

Aos interessados em emprestar estes ou outros livros, basta comparecer à Casa da Cultura Dr. Eurico Blanco Ribeiro e se cadastrar, levando o RG, CPF e comprovante de residência. A carteirinha que possibilita o empréstimo de exemplares também é feita de forma gratuita. Este espaço conta com a Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya, que disponibiliza mais de 20 mil exemplares à comunidade para consulta, leitura e empréstimo de livros literários, educativos ou históricos.

“As pessoas interessadas podem vir aqui com os documentos pessoais, RG, CPF e o comprovante de residência, fazer o cadastro e podem emprestar três livros no dia. Se for infantil, três livrinhos e três gibis, tendo o prazo de uma semana para a leitura, podendo renovar por mais uma semana ou se precisar pode renovar por mais tempo também”, complementou Luciana.

Além disso, todos os meses a Biblioteca irá realizar exposições com outros temas. Para o mês de abril, por exemplo, o tema será em comemoração ao mês do livro.

A Biblioteca Municipal fica anexa localizada na Rua Alcione Bastos, 1821, bairro Alto da XV. O local funciona das 08h às 18h, sem fechar para o almoço.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).