Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto de 21 cm de espessura

Obra na PRC-466 entre o município e Palmeirinha entrou em uma nova etapa esta semana, com início da camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto

A obra de duplicação em concreto da PRC-466, entre Guarapuava e Palmeirinha, entrou em uma nova etapa esta semana, com a execução das primeiras placas de concreto da nova pista. O investimento na obra é de R$ 139.785.485,97, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão.

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto da pista duplicada, ou seja, a camada que ficará em contato direto com os pneus dos veículos. Elas estão sendo executadas a partir do km 250, na pista direita e acostamento, nos trechos em que já está pronta a plataforma, sub-base e base da pista, com tempo de cura de 21 dias, sendo liberadas para o tráfego em uma etapa futura da obra.

Continuam em andamento os demais serviços da duplicação, como a terraplenagem do terreno ao lado da pista existente, inclusive exigindo múltiplas detonações de rochas, a implantação do novo sistema de drenagem de águas e galeria celular, a construção da ponte sobre o Rio Coutinho, e melhorias na pista existente da PRC-466.

Este último serviço faz parte da restauração em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é recuperado e aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção com concreto compactado a rolo (CCR), como parte dos preparativos para o whitetopping. A obra está 18,39% executada e deve ser finalizada em fevereiro do ano que vem.

Os serviços buscam evitar ao máximo a interrupção do tráfego e transtornos ao usuário, sendo planejada a utilização da pista nova para então executar a recuperação da antiga, em segmentos.

Nas etapas seguintes da duplicação também serão implantadas nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.

Deixe um comentário

Prefeitura oficializa construção de capela mortuária e licitação para creche no Guará

As novas obras atendem demandas antigas da comunidade e reforçam compromisso com o desenvolvimento local

A Prefeitura de Guarapuava oficializou, nesta sexta-feira (28), a construção da Capela Mortuária no distrito do Guará, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade. Além disso, foi anunciado o início do processo de licitação para a construção de uma creche na região, ampliando a infraestrutura e os serviços essenciais para os moradores.

A cerimônia foi em frente ao Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus P. Guimarães, onde será construída a capela. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de moradores, alunos e lideranças comunitárias.

Para o diretor do colégio, Luiz Alberto Ogibowski, este é um momento de conquista para a comunidade. “Essa construção começou a se tornar realidade há uns dois anos, quando conversei com o deputado Artagão sobre essa necessidade. De imediato, ele se comprometeu a buscar uma solução. Lembro até hoje do momento em que expliquei que não tínhamos um local adequado para velórios e ele me garantiu que encontraria uma forma de viabilizar a obra. Hoje, estamos aqui oficializando esse início tão esperado”, destacou.

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, enfatizou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão com o distrito. “Fico emocionado em estar aqui hoje, pois sou do Guará e sei da importância desse projeto. Esta capela mortuária era um pedido antigo da comunidade e, agora, conseguimos atender essa demanda. Esse é apenas o começo de muitas melhorias que virão para a região, sempre pensando no bem-estar de todos”, afirmou.

Além da capela mortuária, o deputado estadual Artagão Júnior anunciou outro investimento para o distrito. “Hoje, também anunciamos que já demos início ao projeto de licitação para a construção de uma creche no Guará. É uma alegria imensa poder ouvir a comunidade, entender suas necessidades e transformar essas demandas em realidade. Cada solicitação que recebo, eu encaminho ao prefeito Baitala, que tem se mostrado extremamente comprometido em atender os guarapuavanos”, ressaltou o parlamentar.

Ainda durante o evento, Artagão adiantou outra melhoria, para os distritos de Guarapuava, resultado da união do governo municipal e estadual. “Outra conquista importante será a ampliação do quadro de médicos no posto de saúde do Guará e de outras localidades. Esse é um pedido que chegou até nós por meio dos moradores e que o prefeito já acatou. Ele já solicitou ao secretário de Saúde, Márcio, a contratação de novos profissionais o mais rápido possível. Seguimos firmes, junto com a gestão do Denilson, buscando melhorar a qualidade do atendimento e a vida dos guarapuavanos”, concluiu.