ELEIÇÕES 2018  

TUDO o que você precisa saber antes da votação deste domingo

Na véspera da eleição mais tumultuada e emblemática da história, o Extra traz um guia para tirar todas as suas dúvidas antes da votação do 1º turno. E no editorial, um texto para você refletir e votar consciente

Capa da edição impressa do Extra dessa sexta, 05 de outubro (Diagramação: Juliano Mateus de Oliveira)

 

Jonas Laskouski

 

Começamos nosso especial Eleições 2018, com o editorial do jornal Extra Guarapuava, publicado na edição 388, de 05 de outubro. Depois dele, um guia para tirar todas as suas dúvidas antes da votação.

 

“ESTAMOS CANSADOS E AINDA TEMOS ATÉ DOMINGO. ISSO SE NÃO TIVERMOS UM SEGUNDO TURNO

“Se posicionar politicamente é fundamental para o avanço dos debates mais urgentes de qualquer sociedade. Todos os atos que fazemos diariamente são políticos, dotados de intenções. Desde a escolha por uma pasta de dente até o consumo de carne bovina. Comparecer às manifestações de rua que condizem com as convicções pessoais é um dever cívico que boa parte da população brasileira ainda ignora. Muitos preferem assistir partidas de futebol ou tomar cerveja enquanto ignoram momentos históricos essenciais para debater os rumos da sociedade brasileira. Compreensível se levarmos em conta a fragilidade e imaturidade da ainda embrionária democracia canarinha somada à precarização secular da educação no país”.

O Extra Guarapuava se vale de um trecho do texto “Nadando num mar sem oxigênio”, de Victor Moriyama (publicado no último dia 1º de outubro no site do El País Brasil) para dizer que tudo o que poderia ser dito sobre as Eleições 2018 já foi publicado, postado, falado, debatido, escrachado, mentido, fakeado, denunciado, enfim, tudo. Pelo menos até o fechamento desta edição. Tudo quanto é naipe de veículo de comunicação e tudo quanto é tipo de pessoa nas redes sociais – da mais sem-noção e alienada até a mais esclarecida e supostamente intelectualizada e com a sensata capacidade de opinarcom lucidez – já disse algo. E olha que ainda temos esta sexta-feira, o sábado e o domingo – dia da fatídica e mais emblemática eleição da história de um país destruído e cansado de tanta coisa postada e discutida nas redes sociais. Ufa! E foi coisa, hein.

Será que temos estômago, paciência e nervos para aguentar até domingo? E para aguentar um segundo turno? Mais 20 dias de discussão e bate-boca na internet, já que pouca gente respeita a opinião de pouca gente? Nos perdoe o leitor, mas a linguagem a ser usada é esta. Na lata, na pinha. Feito um jab de direita pra botar no chão, nocauteado pela verdade. Mais uma verdade? Somos um povo forte, apesar de desunido, se falarmos na totalidade do povo. Normal. Mas temos força. Já tiramos do circo brasiliense dois governantes, apesar da ex-presidenta (rs) estar praticamente eleita (ê, povo!). Então, presume-se, que conseguiremos de novo, caso o coitado do novo presidente não condiga com os anseios de uma nação cansada. Ponto. Mas afinal, vai ter segundo turno?”

 

SEU GUIA

125.677. Esse é o número de guarapuavanos aptos a votar neste domingo, 07 de outubro, na eleição mais emblemática da história do Brasil, definitivamente. O número foi confirmado ao Extra Guarapuava pela técnica judiciária da 43ª Zona Eleitoral de Guarapuava, Lariane Kaminski, do Fórum Eleitoral. Segundo ela,são 70.730 eleitores da 43ª Zona Eleitoral, além de 54.947 da 44ª Zona, votantes também em Guarapuava.

Aproveitando um infográfico criado pelo Metrópoles, o Extra apresenta um guia para tirar suas dúvidas antes do primeiro turno das eleições.

 

No mais, vote consciente. Bem consciente. Aliás, serão os votos mais conscientes que você irá digitar na urna eletrônica. Como dissemos na capa, a decisão é sua e a consequência é de todos – de um país que está em frangalhos. O povo brasileiro já se mostrou forte, conseguindo tirar do poder dois governantes. Se não der certo com o próximo eleito, faremos de novo.

Boa votação a todos!