Rompendo velhos conceitos: mulheres ocupam cargos tradicionalmente masculinos

FOTO: Divulgação

Nós, mulheres, não queremos nem mais nem menos que os homens, apenas os mesmos direitos, autonomia e profissionalização. Agora com meu diploma, quero o reconhecimento do meu trabalho e meu espaço no mercado”. Esse foi parte do discurso da formanda Graciana Iribarnien dos Santos, durante a cerimônia de entrega de certificados dos cursos de Azulejista e Pintora de Obras.

Mãe de três filhos, Graciana teve na família o apoio para trabalhar na construção civil. “Eu tenho duas formações, mas optei por ser pintora junto com meu marido. Eu aprendi muito com ele e seu apoio foi fundamental para que buscasse ter um diploma na área”, afirmou. Graciana e outras 18 mulheres participaram da terceira turma dos cursos. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, destacou que as parcerias com a Munhoz Engenharia e Construção e Construtora Picentini foram importantes para a formação das alunas. “As aulas práticas são fundamentais na formação e, além disso, aproxima as alunas dos empresários, o que pode ajudar na contratação”, destaca Priscila.

“Você é capaz de chegar onde você é capaz de sonhar, diz Graciana

Foi o que aconteceu com Josiane Maria Martins, 30 anos, que formou-se no curso de Eletricista. Casada e com dois filhos, ela foi contratada mesmo antes do encerramento do curso. E ela quer mais. “Quero me aperfeiçoar ainda mais na área da construção civil. Essa é a área que quero crescer profissionalmente”, avisa Josiane, que foi contratada pela empresa Munhoz. Segundo o proprietário e engenheiro civil Jefferson Munhoz, as mulheres levam o “jeito feminino” para a construção civil. “A forma de atender o cliente e o olhar minucioso nos detalhes de finalização de uma obra estão entre os diferenciais e que buscamos na empresa. Outro detalhe é o fato do curso da Prefeitura fornecer aulas teóricas e principalmente práticas”, comenta.

O prefeito Cesar Silvestri Filho elogiou o empenho e dedicação das alunas. “Em nossa cidade, temos mulheres guerreiras que não têm medo de romper preconceitos, pois isso existe, não há como negar. Mas essas limitações não servem para vocês, por isso não cansamos de repetir nesta noite que temos muito orgulho de todas. Vocês nos inspiram. A administração municipal, além dos cursos, também estará empenhada em ajudar em tudo que for possível para que vocês entrem no mercado de trabalho. Inclusive será realizada uma reunião com as empresas contratadas pela Prefeitura para reforçar a lei municipal, que implantamos nesta gestão, na qual está prevista a contração de 10% de mão de obra feminina nas obras municipais”, disse o prefeito.