Pesquisas públicas online auxiliam na atualização do Plano Diretor

Você, leitor, morador, estudante, comerciante ou empresário, sabe que pode contribuir com o planejamento do Plano Diretor de Guarapuava 2016/2026? Quinzenalmente são disponibilizadas, no site do Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava), pesquisas voltadas ao tema. As perguntas podem ser respondidas sem burocracia e por qualquer pessoa.

Em setembro deste ano, a Prefeitura de Guarapuava e o conselho apresentaram em audiência pública uma prévia dos projetos que serão desenvolvidos ao longo de dez anos. É muito importante que as pessoas acessem o site e fiquem por dentro do que é o Plano Diretor. Além de ficar informado sobre todas as reuniões do conselho, o cidadão contribui com os projetos através das pesquisas. Nossa equipe também recebe via e-mail sugestões de como podemos melhorar juntos a nossa cidade. O futuro de Guarapuava depende de todos nós, reforça o secretário de Habitação e Urbanismo e presidente do Concidade, Flávio Alexandre.

O Plano Diretor de Guarapuava é atualizado a cada dez anos, segundo estabelece o Estatuto da Cidade. Na primeira etapa de elaboração, foram realizadas reuniões e a primeira audiência pública. Na próxima, será elaborado diagnóstico com potencialidades, deficiências e condicionantes, refletindo sobre possíveis caminhos para o desenvolvimento do município.

Por fim, a terceira etapa se refere à apresentação do projeto de lei e também das legislações complementares, como o código de obras, zoneamento de uso, ocupação e parcelamento do solo, sistema viário e ainda o Plano de Ações e Investimentos Prioritários.

Saiba mais sobre o Plano Diretor de Guarapuava, acompanhe os trabalhos realizados pelo Concidade, participe de enquetes e envie e-mail para o conselho acessando o  link:  http://www.concidade.com.br/concidade/pages/.

 

Deixe um comentário

Lançado em Guarapuava programa Mulher Segura

Iniciativa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento

Foi lançado em Guarapuava, na sexta-feira (04), na Câmara de Vereadores, o Programa Mulher Segura, uma iniciativa para a promoção da segurança, empoderamento e apoio integral às mulheres. Idealizado para combater a violência de gênero e promover a igualdade de oportunidades, o programa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento feminino em diversas esferas da sociedade.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Guarapuava, Busnello, ressaltou a importância da disseminação da informação e da atuação coletiva para combater a violência.

“Quando conseguimos disseminar a informação de forma eficaz, com uma legislação firme e uma população proativa, podemos esperar resultados significativos. Hoje, ao atendermos mais ocorrências, notamos que mais mulheres estão se informando, e isso tem um impacto direto: muitas estão deixando de ser vítimas de violência doméstica. A informação chega até elas, e com isso, elas sabem que têm alternativas. Elas sabem que existe um caminho para sair daquela situação de violência”.

Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, destacou a importância da união de esforços entre as diversas esferas da sociedade para a implementação do programa.

“Não podemos ignorar a importância dessa fala, e é fundamental que todos se empenhem em multiplicar as informações que recebemos aqui hoje. Todos temos um papel nesse enfrentamento – não só os representantes da Secretaria ou da Polícia Militar, mas cada cidadão. Precisamos unir forças para garantir que a informação chegue onde ela realmente precisa estar. Acreditamos, com a ajuda de Deus, que conseguiremos diminuir esses números alarmantes de violência e, ao menos, ter algum controle sobre essa situação, que está desenfreada, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil”, enalteceu a secretária