Limpeza e ações educativas marcam Mobilização Estadual contra a dengue

Mutirões de limpeza e ações educativas, como blitz em ruas e praças, palestras em unidades de saúde, passeatas, carreatas, concursos culturais e intervenções artísticas foram as principais atividades realizadas nos municípios paranaenses no Dia de Mobilização Estadual contra a Dengue (Dia D), realizado sábado (9). O objetivo foi eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

O mosquito se reproduz em qualquer lugar com água parada, mesmo que em pequena quantidade. Ele se adapta com facilidade e bota seus ovos tanto em ralos ou bandejas atrás da geladeira, quanto em ocos de árvores e resíduos de lixo e entulhos, explica a coordenadora do Programa estadual de Combate à Dengue, da Secretaria Estadual da Saúde, Themis Buchmann.

Em Paranaguá, no Litoral do Estado, município com maior número de casos, equipes da prefeitura em parceria com a Secretaria estadual da Saúde organizaram a distribuição de panfletos em pontos de grande circulação na cidade.

Agentes de saúde e voluntários também aproveitaram o sábado para realizar visitas em residências indicando possíveis focos do mosquito e solicitando a coleta de entulhos.

Estamos orientando a população sobre a importância do cuidado de não deixar água acumular, principalmente agora que temos em um período de chuvas constantes e muito calor aqui em Paranaguá, diz a profissional de saúde, Rafaela Elias.

Valéria do Valle Feitosa já teve casos de dengue na família e agora está tomando cuidado redobrado. Tirei tudo que pode juntar água aqui em casa e estou fazendo a limpeza constante no meu quintal. Qualquer vasinho ou garrafa que vejo por aí, já viro de boca para baixo – virou rotina, conta.

INTERIOR

Em todos os municípios da região de Apucarana e Jacarezinho, houve entrega de material de orientação, carros de som e blitz em avenidas centrais. Nas regionais de Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco e Francisco Beltrão as equipes municipais percorreram os bairros conversando com a população e também distribuíram materiais informativos da campanha.

Em Guarapuava a mobilização começou pela Vila Carli e abrangeu a maioria dos bairros da cidade.

Deixe um comentário