CIDADANIA  

Ibema expõe trabalhos de 20 artesãos de Faxinal da Boa Vista

Há 14 anos, a fabricante de papelcartão leva professores e materiais para incentivar o artesanato e a geração de renda na região de Turvo

Foto: Blog Elói

Para comemorar o Dia Mundial do Artesão, a Ibema Papelcartão realiza uma mostra de artesanato em seu Centro Comunitário, que fica na Rua das Azaleias, nº 30, na vila Faxinal da Boa Vista (em Turvo, na região central do Paraná). Será nos dias 19 e 20 de março, das 8h30 às 17h30. Participam 20 artesãos da região de Faxinal da Boa Vista.

“Queremos identificar e reconhecer a riqueza de habilidades manuais existentes na região de Turvo, além de dar oportunidade para que essas pessoas comercializem seus trabalhos”, conta a coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema Papelcartão, Clarice Battistelli.

Há 14 anos, a Ibema, que é a terceira principal player do setor de papelcartão do país, incentiva a aprendizagem, criação e desenvolvimento de diferentes técnicas de artesanato, principalmente entre as mulheres da região, com o objetivo de contribuir para a socialização, empoderamento e geração de renda dessas famílias.

Uma das técnicas incentivadas utiliza refugo da fabricação do papelcartão, uma fita de papel com alto teor de resina, material resistente e impermeável que permite a fabricação de caixas, porta-objetos etc. O projeto Ibemarte, desenvolvido desde 2014, recebeu o Selo ODS 2017.

Outros materiais em exposição incluem trabalhos em bordado, macramê e pintura, artesanatos em crochê, artesanatos em madeira reaproveitada, entre outros.