CIDADANIA  

Guarapuava sede do 1º Encontro de Cidades com Perspectiva de Equidade de Gênero

O 1º Encontro de Cidades com Perspectiva de Equidade de Gênero, que acontece na próxima quarta e quinta (05 e 06), na Unicentro, tem o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema Comunicação com Perspectiva de Equidade de Gênero. O evento, paralelo ao Conversas Latinas em Comunicação (CLC), é organizado pelo Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação e tem a parceria da secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Projeto Florescer.

“Queremos discutir e planejar estratégias de como construir uma cidade com perspectiva de equidade entre homens e mulheres. Para isso, contamos com a presença de pesquisadoras e profissionais de diversos países da América Latina, como Bolívia, Venezuela e Paraguai. A Bolívia, hoje, é o segundo país do mundo com maior participação política das mulheres. Então, esse evento é uma oportunidade única. Será uma grande troca de experiências e ensinamentos”, informou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran de Lima.

ATIVISMO

O encontro faz parte da programação dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero. Entre os palestrantes estão a coordenadora do doutorado em Estudos Culturais da Universidade de Carabobo (Venezuela), Mitzy Flores; vice-presidente do Cones (Conselho Nacional de Educação Superior), Gladys Britez; e acoordenadora da mulher da Justiça Eleitoral da Bolívia, Rosario Ricaldi.

De acordo com vice-líder do Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação, professora do curso de Jornalismo da Unicentro e coordenadora do Projeto Florescer, Ariane Pereira, “todas as pessoas de Guarapuava e região estão convidadas a participar das discussões. Gostaríamos de contar, sobretudo, com a presença dos membros das Redes Municipais de Enfrentamento a Vi-olência contra a Mulher, dos Conselhos Municipais das Mulheres, empresários, gestores e legisladores municipais. Afinal, são exemplos que podem ajudar na construção da nossa região de políticas igualitárias de participação seja no mercado de trabalho, na política e nos afazeres domésticos”.

PARTICIPE

Os interessados têm até este sábado (1º) para se inscrever no site do evento, com o valor de R$ 30 para autores e R$ 15 para ouvintes. Quem não se inscrever, poderá participar do evento, entretanto não receberá certificado.

Serviço: 1º Encontro de Cidades com Perspectiva de Equidade de Gênero
Data: 05 e 06 de dezembro
Hora: 8 às 18h
Local: Unicentro – Santa Cruz

Programação:
Quarta-feira (05)

8h – credenciamento
9h – Abertura oficial
9h45 – Palestra Violência política contra as mulheres na Venezuela: do assédio ao feminicídio – Mitzy Flore
14h – Palestra Políticas públicas e ações de promoção de equidade de gênero na educação paraguaia – RosarioRicaldi
16h – Mesa redonda Políticas Públicas para as mulheres – perspectivas e desafios – gestoras municipais

Quinta-feira (06)

9h30- Palestra Forjando Mulheres: processos governamentais e civis – Rosario Ricaldi
14 às 18h – Apresentações de trabalhos.