Apenas uma cidade do Paraná vai ter feriado no Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, dia 20 de novembro. O município de Guarapuava tem este feriado desde o ano de 2009.
No mesmo ano, a cidade de Londrina, na região norte, também decretou feriado municipal. Contudo, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) conseguiu uma liminar na Justiça para evitar as paralisações no comércio e repartições públicas.
O Dia da Consciência Negra entrou no calendário nacional, oficialmente, no ano de 2003. O dia 20 de novembro faz referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial – Quilombo dos Palmares. Em todo o Brasil, mais de mil cidades celebram a data com feriado municipal.
Curitiba também chegou a aprovar o feriado em 2013, mas um pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Construção Civil foi acatado pela Justiça, que suspendeu o feriado.FAadministração municipal fecha
Administração municipal fecha
Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra não haverá atendimento ao público no Paço Municipal e demais órgãos da administração direta (secretarias, Ouvidoria e Procuradoria) e indireta (Procon, Provopar, Fundação Proteger, Surg e Guarapuava Prev). A coleta de lixo e a varrição serão mantidas.
Durante esta semana as escolas municipais de Guarapuava e os participantes do Projeto Mais Educação estão trabalhando conteúdos específicos referente à data. No dia 20, as instituições de ensino de Guarapuava estarão fechadas como também as UBS (Unidades Básicas de Saúde).O atendimento à população fica concentrado na Urgência 24 Horas do Trianon e UPA do Batel.