Conta da Sanepar será rosa em outubro

Durante o mês de outubro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai mudar sua tradicional conta azul e distribuir cerca de 3 milhões de contas de água e esgoto impressas na cor rosa. Reavisos e outros comunicados também serão dessa cor, com o objetivo de lembrar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo que mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. No mês de outubro, em muitas cidades, ocorre a campanha Outubro Rosa, que busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A Sanepar quer contribuir com essa mobilização e ajudar a mudar esse quadro, diz o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche. A intenção da empresa é atingir 100% dos seus clientes. A conta traz a frase Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama.
OUTUBRO ROSA

A mobilização do Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, tendo como símbolo um laço rosa, e chegou a diversas partes do mundo. Existem diversos tipos de câncer de mama, mas a maioria tem chances de cura se descoberto no início e tratado adequadamente. A doença ocorre com a multiplicação anormal e desorganizada de células da mama, que formam um tumor. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 57.960 novos casos da doença em 2016.

Não existe apenas uma causa ou fator de risco para o aparecimento do câncer de mama, mas sabe-se que ele costuma aparecer após os 50 anos e é mais comum em mulheres – apenas 1% dos casos da doença ocorre em homens. A obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool, exposição frequente a raios x, uso de contraceptivo, menstruação antes dos 12 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos ou não amamentar também são questões relacionadas à doença. Histórico de câncer na família e reposição hormonal na menopausa também podem ser fatores ligados ao câncer de mama.

Deixe um comentário

Soroptimista Guarapuava mobiliza empresários no combate à violência contra mulheres

ACIG Mulher convida lojistas a decorarem suas lojas em alusão ao tema

O Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava, alinhado à campanha global do Soroptimist International, elegeu o dia 25 de março como o Dia D para a conscientização e mobilização do Orange Day na cidade. A iniciativa, que conta com o apoio da ACIG Mulher, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

O Orange Day, promovido pela ONU Mulheres, simboliza a necessidade de um futuro sem violência de gênero e incentiva ações que despertem a atenção da comunidade para essa causa urgente. Neste ano, empresários de Guarapuava estão sendo convidados a aderir à campanha, decorando suas vitrines com a cor laranja, demonstrando seu compromisso com a causa e ajudando a ampliar a conscientização sobre o tema.

A cor laranja representa um futuro mais brilhante e livre da violência, e a adesão dos comerciantes e empresários locais reforça a importância do engajamento coletivo para promover mudanças significativas.