Durante o mês de outubro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai mudar sua tradicional conta azul e distribuir cerca de 3 milhões de contas de água e esgoto impressas na cor rosa. Reavisos e outros comunicados também serão dessa cor, com o objetivo de lembrar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama é o segundo que mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. No mês de outubro, em muitas cidades, ocorre a campanha Outubro Rosa, que busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A Sanepar quer contribuir com essa mobilização e ajudar a mudar esse quadro, diz o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche. A intenção da empresa é atingir 100% dos seus clientes. A conta traz a frase Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama.
OUTUBRO ROSA
A mobilização do Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, tendo como símbolo um laço rosa, e chegou a diversas partes do mundo. Existem diversos tipos de câncer de mama, mas a maioria tem chances de cura se descoberto no início e tratado adequadamente. A doença ocorre com a multiplicação anormal e desorganizada de células da mama, que formam um tumor. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 57.960 novos casos da doença em 2016.
Não existe apenas uma causa ou fator de risco para o aparecimento do câncer de mama, mas sabe-se que ele costuma aparecer após os 50 anos e é mais comum em mulheres – apenas 1% dos casos da doença ocorre em homens. A obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool, exposição frequente a raios x, uso de contraceptivo, menstruação antes dos 12 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos ou não amamentar também são questões relacionadas à doença. Histórico de câncer na família e reposição hormonal na menopausa também podem ser fatores ligados ao câncer de mama.