INDEPENDÊNCIA  

“Com muito orgulho, com muito amor”

Sim, somos brasileiros e o 7 de Setembro é uma ótima oportunidade para nos lembrarmos e reafirmarmos isso

A Fanfarra Municipal Jozoel “Tuto” de Freitas é uma das atrações. O registro é do desfile de 2017 (Foto: Assessoria)

 

Por Jonas Laskouski

 

O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, no feriado da Independência, está sendo pensado e preparado com muito caprichoe zelo já há alguns meses. As fanfarras e alunos das escolas participantes ensaiam e anseiam muito por este momento. Como este mesmo editor escreveu há algumas semanas atrás, quando a diretora do Departamento de Cultura do município (Secretaria de Educação e Cultura), Rosevera Bernardim esteve na Redação do Extra Guarapuava para falar sobre as inscrições para o desfile, “podem nos faltar motivos para comemorar, mas lembre-se que esse dia é uma das poucas oportunidades de demonstrar o quanto ainda acreditamos em nosso país, ainda mais em um ano de eleições – talvez as mais emblemáticas da história”. A fala da diretora, na ocasião, também merece ser relembrada:

 

“Têm muitos pais que ainda desejam que seus filhos mantenham o civismo. Todo pai, toda mãe se sente orgulhoso de ver seu filho ali representando a escola, comemorando a data, principalmente numa época em que se vive uma questão tão triste politicamente falando, no país. Então resgatar esses valores, vendo o quanto o brasileiro luta, ainda se faz necessário além de ser bonito de se ver”

 

Mais um registro feito em 2017 (Foto: Assessoria)

 

E vai estar bonito mesmo, gente. Ao todo, 77 escolas, entidades e organizações estarão com toda sua “pompa e circunstância”, exibindo o prazer de ser brasileiro. Conte comigo: as fanfarras que vão marcar o ritmo da marcha são no total de 18. 18! Isso além da Banda Jovem, que abre o desfile, e da banda do 26º GAC. As fanfarrinhas das escolas municipais prometem dar show.

O protocolo inicia às 8h com o hasteamento das bandeiras. Às 8h15, revista às tropas e o principal espetáculo, o desfile, está previsto para começar às 8h30. A Secretaria de Educação e Cultura reforça a necessidade dos responsáveis de cada escola e entidade participante de tomar os devidos cuidados com seus integrantes, principalmente na concentração e escoamento.

Já ao grande público, à comunidade, que está toda convidada, fica o convite para prestigiar, aplaudir, tirar muitas fotos e bater no peito dizendo sim: “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Sem medo de passar vergonha.

 

TRAJETO

O desfile cívico será realizado pelas ruas Quintino Bocaiuva, Saldanha Marinho, Getúlio Vargas, Capitão Rocha, Vicente Machado, Senador Pinheiro Machado, Rua Padre Chagas e XV de Novembro (no trecho entre as ruas Quintino Bocaiuva e Saldanha Marinho). No distrito da Palmeirinha, o desfile acontece no domingo, 09 de setembro.