Cidadania  

Caminhoneiro: Hoje a parada obrigatória é de cuidado com a sua saúde

Há 25 anos o SEST e SENAT é amigo da estrada, promovendo campanhas de prevenção de acidentes e orientações aos caminhoneiros

Representantes das instituições parceiras que promovem o evento. Fotos: Aline Koslinski

A rotina de estradas, postos e fretes pode fazer com que os motoristas deixem de lado os cuidados com a saúde e bem estar, por isso que hoje (10) a unidade de Guarapuava do SEST (Serviço Social do Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) promove em parceria com a Faculdade Guairacá, Ecocataratas, Polícia Rodoviária Federal, Fetranspar, Seteguar, Sintrar, Sinditac, Posto Guarapuavão Rede Juninho, FM Pneus, Rede única Baterias, Icavel, Erva Mate 81, Farmácias Nissei, Sesi, Senac e Secretaria de Indústria e Comércio um evento que tem como preocupação orientar e atender os trabalhadores da estrada.

O encontro acontece desde as 8h30min da manhã no Posto Guarapuavão Rede Juninho, na BR 277, Km 345 e vai até as 20h com dentistas orientando sobre a saúde bucal; orientações sobre os cuidados com a coluna; riscos do uso de álcool e outras drogas; aferição de pressão e exame de glicemia; teste de acuidade visual; dicas de condução econômica e uso de diesel; gestão de pneus; segurança no trânsito e até mesmo orientações profissionais sobre cursos e atualizações, tudo isso acompanhado com uma roda calorosa de chimarrão.

Equipes de atendimento e orientações.

De acordo com o diretor Paulo Afonso Ferreira Silveira do SEST e SENAT a relevância maior do evento é prezar pelo bem estar dos caminhoneiros dando a atenção merecida. “Somos presentes em todas as regiões do país e hoje este momento é de atividade social com estes trabalhadores que fazem tanto pela população. Orientações e atendimentos que podem auxiliar no desenvolvimento profissional e de saúde, com o pessoal da odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia”, conta.

Nesse sentido, além de atender os caminhoneiros, o evento contribui com a formação de estudantes da área da saúde, da parceira Faculdade Guairacá, uma vez que eles que fazem os atendimentos em formato de estágio, adquirindo experiência e praticando o que aprendem em sala de aula. Segundo os professores Jean Koszalka e Fabrício Duda, a faculdade sempre procura esse envolvimento do aluno com a comunidade, pois se preocupa com a formação profissional do estudante e também com a comunidade em geral, tornando essa relação válida e proveitosa.

Equipe da Faculdade Guairacá.

Essa parceria que se une para indicações preventivas são gratuitas e tem o intuito de melhorar o dia a dia dos caminhoneiros alertando sobre os riscos de acidentes decorrentes de problemas como o sono, cansaço extremo, automedicação e manutenção preventiva do caminhão. Por conseguinte, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Claudio Adão reitera o valor das instituições se unirem pela categoria que movimenta a economia brasileira. “É muito importante essa união, é bom que acontece com frequência porque estamos ajudando trabalhadores que muitas vezes não tem esse tempo, é aquela história, caminhão parado não recebe frete. Orientando, naturalmente há uma diminuição de acidentes”, considera.

Representantes SEST SENAT e parceiros.

Portanto, essa campanha juntamente com seus componentes e apoiadores, acontece para somar e valorizar a vida dos trabalhadores que movimentam cerca de 60% de toda carga brasileira, percorrendo 1,7 milhões de quilômetros de estradas que há em nosso país, representando a maior responsabilidade de reabastecimento de mercadorias.

“Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil” [Frase da campanha SEST SENAT]