PARABÉNS!  

Fanfarra do Carneiro completa 50 anos e se reinventa

Banda de percussão vai participar de competição interestadual próximo dia 18 de agosto

A banda do Carneiro é presença garantida e marcante nos desfiles (Foto: Reprodução)

 

Por Jonas Laskouski

Já que falamos de 7 de Setembro, o Extra Guarapuava aproveita as inscrições abertas para o desfile para falar sobre umas das fanfarras mais celebradas de Guarapuava e que, neste 2018, está completando 50 anos de existência e se reiventando.

Alguém se reconhece nessa foto? (Foto: Arquivo/Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins)

Criada em 1968, com instrumentos doados pela comunidade, os ensaios da fanfarra do Carneiro aconteciam com mais intensidade nos meses de julho e agosto, como preparação para o desfile da Independência e também para o aniversário de Guarapuava. A tradição se mantém e no 7 de Setembro a presença é garantida. Hoje, é referência na região pela criatividade e na execução de toques militares mesclados com toques de Olodum.

A fanfarra do Carneiro agora se chama Banda de Percussão do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e oficializou o nome para poder participar de competições. Em 2017, a banda participou de seu primeiro evento fora da cidade, a 1ª Copa Fênix de Fanfarras e Bandas, realizada em São Mateus do Sul, aqui no Paraná. Na bagagem, o primeiro troféu como 1º lugar de Banda de Percussão – categoria Sênior. Segundo Leonardo Dangui, que toca na banda há sete anos, “esta primeira participação em um concurso regional trouxe aos integrantes a esperança e o desejo de participar de eventos maiores”.

Pausa para a selfie durante ensaio na última semana (Foto: Reprodução)

E é o que vai acontecer no próximo dia 18 de agosto, quando os 38 integrantes (egressos do Carneiro e alunos que ainda estudam) participam do XXVIII CINFABAN – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas – na cidade de Porto União (SC), divisa com União da Vitória, onde são esperadas mais de 24 corporações. Os ensaios acontecem a todo vapor para esta competição e também para o desfile aqui em Guarapuava, que promete novidade. Segundo
Leonardo, pela primeira vez uma fanfarra de Guarapuava vai trazer à sua frente, um balizador. Tradicionalmente, são balizas. Dessa vez, elas terão a companhia de um homem, sob a orientação da professora de Artes, Juceli Xavier Simões, que é também quem carrega o estandarte. Quem comanda a banda é o maestro Geison Rafael Vicari. “Participar do 7 de Setembro é a nossa essência. Se uma fanfarra não participa do desfile, não é fanfarra”, brinca o fuzileiro (tocador de bumbo) Leonardo. “Cada participação no 7 de Setembro é marcante, e dessa vez não vai ser diferente”.

Os integrantes da Banda de Percussão do Colégio Francisco Carneiro Martins sempre realizam rifas e eventos para poderem fazer a manutenção dos instrumentos e pagar taxas e viagens. Quer contribuir de alguma maneira? É só procurar a direção do Colégio.

Ontem (sexta, 03), o Leonardo Dangui e a Vanessa Maires, que estiveram na Redação do Extra, contando mais sobre a banda, mandaram essa foto degustando a matéria no jornal.