Em 2018, o Batel terminou em 4º lugar no Grupo 1 da Divisão de Acesso Paranaense, após fechar a primeira fase da competição em 5º lugar, sendo uma das oito equipes classificadas para a segunda fase. Falava-se muito que o principal objetivo do time de Guarapuava era a permanência na 2ª Divisão do Estado, por conta do investimento reduzido e de uma competição que a equipe não disputava desde 2015.
Para essa temporada, segundo o técnico Dudu Sales, o objetivo mudou. Para esse ano de 2019, a gente entra com um planejamento totalmente diferente, com novas pessoas trabalhando dentro do clube, novos atletas, uma nova diretoria com um pensamento grande, de classificar o Batel para a 1ª Divisão do futebol paranaense, afirma o treinador.
O início de preparação para a Divisão de Acesso ainda é uma incógnita, já que alguns atletas podem sair e outros podem chegar ao time. Apesar de ser apenas a segunda semana de trabalhos, a gente vêm bem contente, os atletas vêm alcançando o objetivo principal que é se entregar ao máximo no dia a dia, mostrar dedicação e trabalho durante os treinamentos, porque com isso acho que a gente tem tudo para fazer uma grande competição nesse ano, concluiu Dudu Sales.
O Batel estreia na Divisão de Acesso 2019 no dia 07 de abril contra a equipe do Paranavaí, fora de casa. O primeiro jogo do time de Guarapuava diante de sua torcida será no dia 10 de abril contra o Apucarana, no estádio Waldomiro Gelinski.