Flexibilizar a posse de arma entre as primeiras ações do presidente Jair Bolsonaro

A posse de armas para cidadãos sem antecedentes criminais deverá ser uma das primeiras ações prioritárias do presidente, Jair Bolsonaro. Afirmação foi feita por ele no Twitter numa postagem no último sábado (29). Para isso ele deverá editar um decreto permitindo a posse de arma para quem não tem antecedentes criminais. A medida altera o Estatuto do Desarmamento. Por decreto, pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo, postou o presidente eleito.

Bolsonaro destacou na rede social a expressão posse diferentemente do porte, que permitiria trânsito e uso da arma em qualquer lugar. A posse contempla apenas a possibilidade de uma pessoa ter a arma dentro de casa ou em lugar específico, como o local de trabalho.

O presidente eleito sinalizou que o primeiro passo para a liberação da posse de arma será dado pelo executivo. “A expansão temporal será de intermediação do executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados”, explicou no Twitter.

Na campanha, Bolsonaro criticou a atual situação da segurança pública no país e defende o direito do cidadão à legítima defesa sua, de seus familiares, de sua propriedade e a de terceiros, como declarado em diversas entrevistas e já publicado em rede social por ele.

Pelas regras atuais, previstas no Estatuto do Desarmamento, uma pessoa pode comprar uma arma de fogo se apresentar uma justificativa da efetiva necessidade da aquisição, além de certidão de antecedentes criminais, a comprovação de residência e capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FOTO: Divulgação

Deixe um comentário

Paraná gera mais de 4,1 mil empregos com carteira assinada em novembro

Estado registrou 167,3 postos formais no acumulado do ano. Brasil abriu mais de 2,22 milhões de empregos no mesmo período

O Paraná fechou o mês de novembro tendo registrado a criação de 4.121 novos empregos com carteira assinada, resultado de 146.718 admissões e 142.597. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta sexta-feira, 27 de dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos no estado em novembro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 5.227 novas vagas. Na sequência aparecem os setores da Indústria (124 vagas) e de Serviços (92). Agropecuária e Construção registraram desempenho negativo, de -175 e -1.147 vagas, respectivamente.

No estado, os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (4.648). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (3.983) com as vagas do Paraná. Jovens entre 18 e 24 anos também são o grupo com maior saldo de vagas: +4.403.

Municípios – A capital Curitiba foi o município com melhor saldo no estado em novembro, tendo gerado 1.036 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 819.949 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de novembro no estado aparecem Ponta Grossa (594), Foz do Iguaçu (440), Londrina (426) e São José dos Pinhais (301).

Infográfico 2 – Dados de novembro do Novo Caged em todo o país – Fonte: MTE

Nacional – Os mais de 4,1 mil postos formais de trabalho gerados no estado do Paraná ajudaram o país a chegar a um saldo positivo de 106.625 novos empregos com carteira assinada no 11º mês deste ano. Com isso, o Brasil acumula, nos onze primeiros meses de 2024, entre janeiro e novembro, um saldo de mais de 2,22 milhões de novos postos formais, o que ressalta o bom momento da economia no país.

Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023 e novembro de 2024, o saldo supera 4 milhões de novos empregos com carteira assinada gerados no Brasil. No acumulado dos últimos 12 meses, de dezembro de 2023 a novembro de 2024, o saldo é positivo em mais de 1,77 milhão de novos empregos, resultado 22,2% maior que o saldo observado no período de dezembro de 2022 a novembro de 2023 (1,45 milhão).

Setores — O saldo foi positivo em dois dos cinco grupamentos de atividades econômicas em novembro. O destaque ficou com o setor de Comércio, responsável pela geração de 94.572 postos, com a atividade do “comércio varejista” tendo gerado o maior número das vagas (83.032). Em seguida aparece o setor de Serviços, com 67.717 novos empregos criados. A Indústria, que fechou o mês em retração, registrou queda de 6.678 vagas. Agropecuária (-18,8 mil) e Construção (-30 mil) também fecharam o período com queda.

Confira o Painel de Informações do Novo Caged

Fonte: Secom/PR