Danúbio 3 x 2 Madeirit: o “Vetera” está pegando fogo!

A quinta rodada do Campeonato Promissor Seguros de Veteranos 2014 marcou a incrível marca de 34 gols em 4 jogos, rodada recorde na atual temporada no quesito gols.

No Estádio Romeu Bastos, a ADPAG/Sul Paraná sofreu diante do Tecsolo/Bona Bonnye/Jocar, ao ser goleada inapelavelmente pelo placar de 11 a 0. A ADPAG agora é lanterna e o Tecsolo chega aos 6 pontos ganhos.

Surpresa da competição, o Rio Pedrense/Zaqueu Florestal, chegou a mais uma vitória, ao golear o Neguinho Lavacar por 8 a 2.

No Campo da Associação Recreativa Cruzeiro, o Cruzeiro venceu a Afuspeg por 5 a 3. A equipe estrelada de Guarapuava assume a liderança do torneio.

No grande jogo da rodada, o Danúbio tirou a invencibilidade do Madeirit, ao vencer o clássico por 3 a 2, num ótimo jogo. Batata abriu o placar para o Tricolor, mas Rodrigo Crema e Melinho viraram para o Danúbio, no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time da Vila Industrial empatou com Evandro Mico, batendo cruzado sem chances para o goleiro Julio Cesar, mas o artilheiro Melinho com oportunismo definiu o jogo para o clube azul celeste da Colônia Vitória, que assume a segunda colocação, com 12 pontos ganhos. O Madeirit também possui a mesma pontuação, mas saldo de gols inferior caiu para a terceira posição. No próximo sábado (15) teremos a sexta rodada.

Deixe um comentário

Guarapuava promove ações educativas para estimular hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Iniciativa valoriza alimentos do cotidiano e promove consciência alimentar desde a infância

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Departamento de Alimentação Escolar, promoveu ações do projeto “Fome de quê?”, que incentiva a educação alimentar  nas escolas e CMEIs da rede municipal. Com o objetivo de estimular os hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância, o projeto busca integrar alimentação e educação de forma mais interativa.

Por meio de atividades que estimulam os sentidos e curiosidade das crianças, o projeto transforma alimentos em instrumentos pedagógicos, promovendo reflexões sobre saúde, meio ambiente, cultura e hábitos alimentares. As atividades tiveram como foco dois alimentos simples: a cenoura e a cana-de-açúcar. Primeiro, as crianças exploraram diferentes formas de preparo da cenoura, possibilitando a ampliação do repertório sensorial e  estimulando a curiosidade das crianças.

Já com a cana-de-açúcar, a proposta foi aproximar as crianças do ciclo natural dos alimentos. Por meio de rodas de conversa, observação do crescimento da planta e vivência da moagem e degustação do caldo, os alunos puderam compreender, de forma prática e prazerosa, de onde vem o alimento e como ele se transforma.

A nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Patrícia Chiconatto Italiana, destaca a importância de iniciativas como essa na construção de hábitos saudáveis. “O projeto Fome de Quê também reforça a importância de compreender o caminho do alimento, desde sua origem até chegar à nossa mesa. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, cujo processo muitas vezes desconhecemos, conhecendo apenas o produto final.”

Essas experiências mostram que, com propósito educativo, é possível transformar alimentos do cotidiano em ferramentas educativas potentes. Além de promover o desenvolvimento sensorial, as ações fortalecem o vínculo com a natureza, valorizam a cultura alimentar e incentivam hábitos saudáveis desde cedo.