Itaipu promove campanha de limpeza do lago em parceria com pescadores

Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

A Itaipu Binacional deu início, na terça-feira (01), à 12ª segunda campanha de limpeza do lago, iniciativa que faz parte do convênio Linha Ecológica, entre a empresa e o Conselho dos Municípios Lindeiros. Ao todo, serão oito dias de atividades realizadas em conjunto com as 12 colônias, envolvendo um total de 353 pescadores. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo do reservatório, conforme a média das edições anteriores.

Mais do que uma ação de melhoria da qualidade ambiental do lago, a campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos; valorizar o papel das comunidades pesqueiras como agentes ambientais; além de destinar parte dos materiais recolhidos a Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) (em média, 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem).

Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, a Itaipu vê os pescadores como parceiros no cuidado ambiental com o reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

Comumente, são retirados diversos tipos de materiais, desde latinhas e garrafas pet a utensílios domésticos, materiais eletrônicos e até móveis. Porém, o mais preocupante são as embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar, com riscos para a saúde humana”, completou Rinaldo.

A atividade começou pela colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores em 11 embarcações. Ao longo do dia, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo. Por meio do convênio, a Itaipu apoia a ação fornecendo EPIs (como camisetas com proteção UV, bonés e luvas), combustível e óleo para barcos, sacos de lixo e alimentação para o dia de atividade.

Entre os participantes em Foz, estava o casal Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein. Pescadores desde 1993, eles já participaram de várias campanhas como esta. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. “Antes de ter essa ajuda da Itaipu tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”, completou Maria das Graças.

A campanha segue até o próximo dia 30 de abril. Confira as próximas datas: Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).

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Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%