Dengue: Boletim semanal registra mais um óbito e 4.549 novos casos no Paraná

Dados do ano epidemiológico 2025 totalizam agora 83.665 notificações, 20.050 diagnósticos confirmados e 13 óbitos em decorrência da doemça

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (25) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 4.549 casos da doença e um óbito.

Os dados do ano epidemiológico 2025 totalizam agora 83.665 notificações, 20.050 diagnósticos confirmados e 13 óbitos em decorrência da dengue.

A morte registrada nesta semana é de uma mulher de 86 anos, com comorbidades. A paciente residia no município de Andirá (Norte Pioneiro), pertencente à 18ª Regional de Saúde, com sede em Cornélio Procópio.

No total, 391 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 314 possuem casos confirmados.

As regionais com mais casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (5.582); a 17ª de Londrina (4.289); a 15ª de Maringá (2.009); a 12ª de Umuarama (1.636) e a 19ª de Jacarezinho (1.010).

Outras Arboviroses – A publicação traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 826 casos de Chikungunya, com um total de 2.216 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 27 notificações sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Deixe um comentário

Guarapuava implementa vacinação contra tuberculose em recém-nascidos nas maternidades

Aplicações tiveram início na última segunda-feira. A medida visa fortalecer a saúde pública do município

Desde segunda-feira (24), as crianças nascidas nas maternidades de Guarapuava recebem uma importante proteção logo após o nascimento: a vacina BCG. A medida, que visa fortalecer a saúde pública do município, foi oficialmente implementada para facilitar o acesso à imunização e garantir mais segurança para os recém-nascidos. A vacinação já pode ser realizada dentro das maternidades, sem a necessidade dos pais se deslocarem até os postos de saúde.

“Bem melhor que antes, a gente tinha que ir até o posto, às vezes nem tinha a vacina, e tinha que voltar outro dia. Agora, a criança já sai vacinada, já sai protegida. Ficou bem melhor”, afirmou Flávia Boaventura, mãe, satisfeita com a mudança.

A nova estratégia foi pensada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para as famílias que moram em áreas mais distantes do centro. “Pensamos principalmente nas famílias e nas crianças que precisavam se deslocar até o Centro de Guarapuava para vacinar o bebê, muitas vezes tendo que voltar em outro dia. Agora, as crianças sairão das maternidades já imunizadas”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Marlene Terezinha Borecki.

Além disso, a ação está sendo realizada em conjunto com o programa “Mamãe Guará”, que já realiza visitas às mães e recém-nascidos. A logística da visitação será otimizada para incluir a administração da vacina BCG, garantindo que os bebês sejam vacinados sem que os pais precisem sair do hospital.

A enfermeira, Géssica Silva, reforçou o objetivo de tornar o processo mais simples e eficiente. “O objetivo é facilitar a vida das mães. Elas não precisarão mais se deslocar até a unidade básica de saúde para a vacinação, pois a criança já sairá do hospital com a imunização.”

A ação é uma estratégia importante no combate à mortalidade infantil e na proteção contra as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. “ A vacina BCG será administrada em todas as crianças nascidas nos hospitais de Guarapuava, uma decisão tomada em conjunto com os municípios da 5ª Regional de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.