Secretarias de CT&I e Educação promovem capacitação em Arduino para professores da rede municipal

O Arduino é uma plataforma eletrônica versátil que permite o desenvolvimento de diversos projetos

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a Secretaria de Educação uniram esforços para celebrar o Dia do Arduino com uma capacitação especial voltada aos professores de tecnologia da rede municipal. A formação conduzida pelo professor Anderson Szeuczuk conta com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, garantindo um dia inteiro de aprendizado e experimentação.

O Arduino é uma plataforma eletrônica versátil que permite o desenvolvimento de diversos projetos, desde aplicações simples, como sensores de presença para iluminação, até sistemas avançados, como a automação agrícola. No contexto educacional, essa ferramenta se destaca por sua capacidade de estimular habilidades essenciais no ensino STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo criatividade, pensamento lógico e resolução de problemas entre os alunos.

Anderson Szeuczuk destacou a relevância da ação. “Estou aqui com os professores da rede realizando o curso. E esse curso de hoje traz uma grande importância para a aplicação em sala de aula, pois na prática os professores conseguem trabalhar a lógica de programação, estruturas de repetição e também a eletrônica e a robótica”, disse Anderson.

Além de promover o aprimoramento profissional dos educadores, a iniciativa reforça a integração entre as secretarias, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências para fortalecer a educação tecnológica no município. A capacitação será realizada no espaço da Secretaria de Inovação e contará com professores de tecnologia das escolas municipais.

A secretária de Educação, Rosana Schwartz, destacou a importância da iniciativa. “Recentemente, nossos professores tiveram a oportunidade de participar do curso de Arduino, uma plataforma eletrônica que abre portas para a criação de projetos inovadores nas áreas de robótica, meio ambiente e engenharia, entre outras. Essa ferramenta é fundamental para o ensino, estimulando a criatividade, o pensamento lógico e a resolução de problemas. Com o conhecimento adquirido, nossos educadores estão mais preparados para aplicar abordagens práticas e dinâmicas, tornando o aprendizado mais envolvente e conectado com as necessidades do mundo atual.”

Com essa capacitação, a Secretaria de CT&I e a Secretaria de Educação reforçam seu compromisso com a inovação e o ensino de qualidade, proporcionando aos professores e alunos ferramentas que impulsionam o aprendizado e preparam os estudantes para os desafios do futuro.

Deixe um comentário

Paranaenses podem concorrer a 80 bolsas de intercâmbio na Espanha pelo programa Top España 2025

Programa leva estudantes para uma imersão na língua e cultura espanhola por três semanas em Salamanca, com todos os custos pagos

 

O Santander abriu as inscrições para o Top España 2025, programa de intercâmbio que levará 80 estudantes brasileiros para um curso de espanhol presencial na renomada Universidade de Salamanca, na Espanha. A experiência proporciona uma imersão de três semanas na língua e cultura espanhola, além de ampliar oportunidades acadêmicas e de networking internacional. As inscrições estarão abertas até 27 de abril de 2025. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Santander Open Academy.

O programa é uma das principais inciativas de educação do Banco, que oferece curso de espanhol presencial em Salamanca, cobrindo passagens aéreas, hospedagem, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), material completo, certificado de conclusão e seguro-viagem/médico. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de realizar um passeio cultural na cidade de Toledo, conhecida pelos monumentos medievais localizados em seu centro histórico.

Ao longo dos seus 15 anos de história, o Santander Top España já levou mais de 1.800 pessoas, entre alunos e docentes brasileiros para realizarem uma imersão cultural em Salamanca. Desde 2018, o Banco registrou mais de 127 mil inscrições para a bolsa internacional. “Esse projeto reforça o compromisso do Santander com a inclusão e a diversidade, proporcionando a estudantes de todo o Brasil a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica e cultural transformadora na Espanha”, diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

Denice Oprach Bielavski, moradora da região do Sertão de Santana, no Rio Grande do Sul, foi uma das participantes do intercâmbio e avaliou a experiência como um marco em sua vida profissional. “Participar do Santander Top España 2024 foi simplesmente maravilhoso! Nunca imaginei que um dia realizaria o sonho de estudar na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa. Sou muito grata ao Santander por me proporcionar essa vivência incrível, que certamente teve um impacto positivo na minha carreira e abriu muitas portas profissionais”, afirmou.