Centrais de Relacionamento da Sanepar fecham no Carnaval e reabrem na quarta

O cliente pode ter o atendimento facilitado pelo telefone 0800 200 0115 e também pelo WhatsApp (41) 99544-0115, canais que funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano

A Sanepar informa que as Centrais de Relacionamento com o Cliente em todo o Estado estarão fechadas no Carnaval. Não haverá expediente na segunda e na terça-feira. Nestas datas, o atendimento ao cliente se dará apenas pelo telefone e pelos meios digitais. Na Quarta-Feira de Cinzas, o expediente terá início às 13h30. A partir da quinta-feira (6), haverá expediente normal.

Em geral, o atendimento presencial da Sanepar é feito de segunda a sexta-feira em todo o Estado. Na maioria das cidades o funcionamento é das 8h30 às 17h, sem intervalo para o almoço.

No site da Sanepar, é possível consultar os endereços e o horário de funcionamento das centrais. Basta acessar na aba Clientes – Centrais de Relacionamento.

Também é possível ter acesso a todos os serviços e obter informações de modo remoto. O cliente da Sanepar pode ter o atendimento facilitado pelo telefone 0800 200 0115 e também pelo WhatsApp (41) 99544-0115, canais que funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Serviços e informações também podem ser solicitados pelo aplicativo para celular Sanepar Mobile ou pelo site da Sanepar. Todos os serviços também podem ser solicitados pelo email atendimentoaocliente@sanepar.com.br, porém o prazo de resposta por este canal é de até cinco dias.

Ao entrar em contato com a Sanepar, é essencial ter o número da matrícula do imóvel (número da fatura) ou o CPF do titular.

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Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%