Requião Filho critica piora do Brasil no ranking de corrupção

Relatório, divulgado pela Transparência Internacional, indica que o país recebeu 34 pontos, atingindo a 107ª posição entre 180 países

Nesta semana, o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) – divulgado pela Transparência Internacional – registrou uma piora do Brasil em 2024. O relatório indica que o Brasil recebeu 34 pontos, atingindo a 107ª posição entre 180 países. Isso significa que os brasileiros estão com a percepção de que a corrupção cresceu no país, estando ainda menos transparente do que em 2023, quando ocupava a 104ª posição.

De acordo com o deputado estadual Requião Filho, o resultado do IPC reflete o aumento da desconfiança nas instituições públicas, mas que é fundamental a participação da população na fiscalização e escolha dos seus representantes. “Político só tem mandato se ele tiver votos do povo. É importante lembrar que político não cai do céu, não é teletransportado de outra dimensão. Políticos são reflexo da sociedade. Somos todos do mesmo tecido social, sejam políticos, médicos, juízes, enfermeiros, professores, policiais, empresários ou CLT”, destacou.

Transparência pública – O deputado é conhecido pelas pautas de combate à corrupção e transparência, além de liderar inúmeras denúncias envolvendo o governo do Paraná. Ele é autor da denúncia contra grampos do “Software Espião”, que acusou o governo do Paraná de monitorar políticos, jornalistas e servidores públicos por meio da Controladoria-Geral do Estado, em 2023.

Quando analisa a péssima posição do Brasil no ranking do IPC, Requião Filho defende que as instituições devem trabalhar efetivamente para aumentar os níveis de transparência do Poder Público. No entanto, destaca que a maioria dos brasileiros escolhe os políticos por motivos individualistas ou por raiva, deixando de lado o voto de construção de uma sociedade melhor. “Criticar é fácil, difícil é fazer uma autocrítica. Como brasileiros, precisamos acompanhar mais de perto a política e atuar constantemente para a sua melhoria”, finaliza.

Sonora em áudio: https://drive.google.com/file/d/1VDYNPT81XQxDOcfi82-Eb54sfGJ2T8y4/view?usp=sharing

Deixe um comentário

Requião Filho promove ação para valorizar produção local de Páscoa

O deputado lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná

O deputado estadual Requião Filho lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná. A campanha teve como foco apoiar pequenos empreendedores que oferecem produtos de chocolates artesanais, mais acessíveis diante dos altos preços praticados nos supermercados.

A ação reuniu comerciantes de diversas regiões do Estado – como Curitiba, Ibaiti, Cambé e Sertanópolis -, que divulgaram seus produtos no perfil de Instagram do parlamentar. Entre os destaques, estão ovos de Páscoa tradicionais e recheados, embalagens personalizadas, bombons, barras e até produtos para colorir.

O deputado considera a Páscoa uma data importante para a valorização do comércio, incentivando o desenvolvimento da economia local. A ideia é manter a tradição de compras de chocolates, sem comprometer o orçamento das famílias.

“O Estado deve ser um aliado do pequeno empreendedor. Criar visibilidade para quem produz aqui no Paraná é uma forma concreta de fortalecer a economia local e os pequenos comerciantes. A divulgação desses chocolates também ajuda quem está buscando produtos de qualidade, mas com preços mais acessíveis aos de ovos tradicionais vendidos no mercado”, afirmou Requião Filho

Alta nos preços – Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o preço do cacau teve uma alta de 189% no acumulado de 12 meses – chegando ao pico de 282%. Essa alta impactou diretamente no valor dos tradicionais ovos de Páscoa, gerando surpresa no consumidor.

Apesar disso, a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) é de que a Páscoa de 2025 movimente cerca de R$ 258 milhões no estado, número impulsionado por compras de chocolates, presentes e produtos sazonais.

Ainda dá tempo – Quem ainda não fez as compras de Páscoa pode conferir as produções divulgadas pelo deputado. Os vídeos estão disponíveis em: www.instagram.com/requiaofilho.