Paraná supera meta de imunização de seis vacinas com maiores números em uma década

Os índices alcançados, divulgados pela Sesa, são os mais elevados desde 2015 na imunização de crianças menores de dois anos

Paraná supera meta de imunização de seis vacinas com maiores números em uma década

O Paraná ultrapassou, em 2024, as metas de cobertura vacinal estabelecidas pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Os índices alcançados são os mais elevados desde 2015 na imunização de crianças menores de dois anos.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são preliminares e referem-se às aplicações de rotina realizadas até 1º de novembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde coordena as campanhas de vacinação e define as metas de cobertura.

Entre os destaques estão a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, com uma cobertura de 100,4%; a vacina contra rotavírus, eficaz contra diarreias graves, atingindo 93,6%; e a vacina contra HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, alcançando 116,6% para meninas e 109,2% para meninos, superando amplamente a meta de 90%.

Para as vacinas com meta de 95%, os índices também foram positivos: hepatite B (em recém-nascidos com até 30 dias) registrou 103,1%; pneumocócica 10-valente, que combate doenças como pneumonia e meningite, chegou a 95,9%; e a primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, alcançou 100,09%.

“O esforço conjunto do Governo do Estado tem garantido a imunização do público-alvo contra doenças graves e potencialmente fatais. Essa conquista reflete as ações intensas realizadas nos últimos anos”, destacou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Continuaremos trabalhando para manter e superar essas metas. Vacina aplicada é sinônimo de proteção.”

As conquistas são atribuídas a campanhas de vacinação, capacitações para profissionais de saúde, forças-tarefa e investimentos específicos. Uma das iniciativas mais recentes foi a vacinação em escolas, visando ampliar a cobertura entre estudantes das 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais, abrangendo todas as 399 cidades do estado.

“Estamos acima da média nacional para as vacinas destinadas a crianças e adolescentes até 15 anos, o que demonstra o impacto positivo das nossas ações,” comemorou Virginia Dobkowski Franco dos Santos, chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa.

Outros dados de cobertura vacinal
Embora não tenham atingido as metas nacionais de 95%, outras vacinas também obtiveram bons resultados: febre amarela (81,27%), hepatite A (91,8%), meningocócica C (90,6%), pentavalente (94,3%) e poliomielite (93,0%).

Esses números reforçam o comprometimento do Paraná em garantir a saúde pública e manter altos níveis de imunização, contribuindo para a proteção coletiva da população.

Deixe um comentário