Cobra Repórter assina manifestação contra resolução do Conanda sobre aborto em menores de 14 anos

De acordo com a manifestação assinada pelo deputado, a proposta é considerada inconstitucional por excluir a participação da família na decisão

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), integrante da Frente Parlamentar Pró-Vida da Assembleia Legislativa do Paraná, assinou um documento em que a Frente se posiciona contra a resolução proposta pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A reunião do Conselho, ocorrida no dia 23 de dezembro de 2024, deliberou sobre a obrigação de Conselhos Tutelares encaminharem gestantes menores de 14 anos para programas de aborto legal em casos de violência sexual, sem a necessidade de comunicação ou autorização dos pais ou responsáveis.

De acordo com a manifestação assinada pelo deputado, a proposta é considerada inconstitucional por excluir a participação da família em uma decisão de grande complexidade e impacto emocional. O texto destaca que o artigo 227 da Constituição Federal garante que a família é a base da sociedade e tem prioridade no dever de proteger e assistir crianças e adolescentes em momentos decisivos. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reforça o papel dos pais na educação e na tomada de decisões que envolvam seus filhos.

A Frente Parlamentar também criticou outros pontos da resolução, como a previsão de sigilo absoluto sobre a decisão da gestante, inclusive em relação aos pais, e a autorização para a realização do aborto em qualquer tempo gestacional, independentemente do peso fetal. Para a Frente, tais medidas representam uma afronta ao direito à vida e desconsideram os riscos da interrupção da gravidez para a própria saúde da jovem.

“Não podemos permitir que uma decisão tão grave seja tomada sem a participação dos pais, que têm o dever legal e moral de proteger suas filhas. O Conanda não pode agir em desconformidade com a Constituição Federal e com o ECA”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

Por fim, o documento solicita a retirada definitiva da pauta e defende que o tema seja amplamente debatido no Congresso Nacional, por tratar-se de assunto de interesse público e relevância nacional.

Lembrando que o deputado Cobra Repórter é autor da lei 19.867/2019, que criou no Paraná o Dia Estadual de Conscientização Contra o Aboroto, realizado anualmente no dia 15 de maio

Deixe um comentário

Eleições 2026: Requião Filho aparece em 2º lugar em pesquisa para o Governo do Paraná

Uma pesquisa eleitoral do Instituto IRG, divulgada nesta quarta-feira (9) pelo portal Bem Paraná, aponta o deputado estadual Requião Filho em 2º lugar na preferência do eleitorado para as eleições de 2026 ao Governo do Paraná. O levantamento foi realizado com 1.500 moradores de Curitiba, entre os dias 26 de março e 4 de abril.

O desempenho do parlamentar – com 14,5% das intenções de voto – chama a atenção por diversos fatores. Requião Filho não disputou a última eleição para governo, não é base do atual governador, atua de forma independente na Assembleia Legislativa e não conta com o apoio de grandes poderes. Ainda assim, o parlamentar se projeta como um dos nomes mais fortes na disputa.

“Sou oposição ao governo Ratinho na Assembleia. Sou o deputado que denuncia irregularidades, que critica péssimas decisões para o Estado, que questiona publicidades distorcidas sobre áreas como saúde, educação e segurança no Paraná. Também faço críticas ao governo Lula. Um governo que traiu o Paraná e voltou atrás em compromissos que projetavam o Estado ao maior desenvolvimento”, comenta Requião Filho.

O desempenho consolida Requião Filho como uma alternativa viável e com potencial de crescimento, principalmente entre os eleitores que buscam uma candidatura fora do atual eixo do poder estadual. “O resultado evidencia a força de uma atuação política crítica e independente, com forte apoio da população, mesmo antes da disputa eleitoral”, destaca.

Pesquisa – Na pesquisa estimulada, Sérgio Moro aparece em primeiro lugar, seguido de Nenhum/Branco/Nulo e do deputado Requião Filho. O parlamentar aparece à frente de figuras com apoio político no Estado, como Alexandre Curi (presidente da Assembleia Legislativa), Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu) e Guto Silva (secretário das Cidades do Paraná).

A pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (nº J 3140).