“Não venda minha escola”: Dr. Antenor convoca paranaenses contra privatização das escolas públicas
O parlamentar fez um apelo para que a população compareça às urnas e vote contra o que chamou de "um ataque ao futuro da educação pública"
O deputado estadual Dr. Antenor (PT) intensificou sua campanha contra o programa “Parceiros da Escola”, aprovado em junho deste ano pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e que permite a gestão de escolas estaduais por empresas privadas. Com a realização das consultas públicas a partir desta sexta-feira (06), o parlamentar fez um apelo para que a população compareça às urnas e vote contra o que chamou de “um ataque ao futuro da educação pública”.
“As privatizações são tão prejudiciais para a nossa economia. Serão prejudiciais em 10, 20, 30, 40 anos. Para a educação do nosso povo, a única forma de ascensão, de modificação, transformação social, está na educação pública, gratuita, de qualidade. guarapuavanos e paranaenses, resistam!”, declarou Dr. Antenor, que cunhou o lema “Não Venda Minha Escola” como um grito de resistência.
Mobilização contra o programa
Junto da Bancada de Oposição da Alep, Dr. Antenor tem se posicionado firmemente contra o programa, que autoriza a Secretaria de Estado da Educação (SEED) a contratar empresas privadas para administrar escolas estaduais. Para ele, a privatização representa um risco ao acesso igualitário à educação e ameaça a qualidade do ensino público.
“Convoco aqui a população para que vá às escolas, que diga não, diga não a esse absurdo. Povo do Paraná, resista! Resistam a mais esse absurdo do governo do estado”, pediu o parlamentar.
A consulta pública, que ocorrerá em 177 colégios do estado, tem horários definidos: das 8h às 20h30 na sexta e na segunda-feira, e das 8h às 17h no sábado. Os votos serão impressos, e a comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e funcionários, terá a chance de se manifestar sobre a implementação do programa.
Educação em debate
Enquanto defensores argumentam que a parceria com a iniciativa privada pode trazer modernização e eficiência à gestão escolar, Dr. Antenor e outros opositores destacam que a medida compromete o princípio da educação pública gratuita e abre espaço para desigualdades.
O lema “Não Venda Minha Escola” tem ganhado adesão entre sindicatos, movimentos sociais e parte da comunidade escolar, que compartilham das preocupações levantadas pelo deputado estadual. Para Dr. Antenor, a consulta pública é uma oportunidade de barrar o avanço do programa e preservar o modelo de educação pública.
“A educação pública é o alicerce de um futuro digno. Não podemos permitir que ela seja entregue a interesses privados. A hora de resistir é agora”, concluiu o parlamentar.
Na região, sete escolas públicas participam da consulta pública sobre o programa “Parceiros da Escola”. Em Foz do Jordão, a votação será no Colégio de Segredo; em Guarapuava, as comunidades escolares dos colégios Antônio Tupy Pinheiro, Cristo Rei, Francisco Carneiro Martins e Liane Marta da Costa terão a oportunidade de votar; em Boa Ventura de São Roque, o Colégio Adonis Morski está na lista; e, em Pitanga, o Colégio Júlia H. de Souza será o espaço de manifestação da comunidade. A votação, segundo ele, será mais do que uma manifestação local: será um ato de defesa de um bem coletivo essencial para o desenvolvimento social do Paraná.