Formatura do Proerd reúne mais de 500 alunos de Guarapuava
Evento marca o fim das aulas que visam garantir a tomada de decisões seguras e responsáveis para preservar a saúde, assim como, prevenir as drogas e violência
Mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas de Guarapuava celebraram o fim de mais uma etapa em suas vidas. Isto porque, na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O evento, realizado no Espaço Fiori, reuniu autoridades, entidades civis e militares, pais e 596 Proerdianos de nove escolas públicas e privadas do município.
“Hoje, celebramos um programa que é extremamente necessário para o desenvolvimento dos nossos jovens. O Proerd vai muito além de tratar da questão das drogas, ele toca temas essenciais sobre a vida e a saúde dos nossos alunos, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e preparados. O que quero ressaltar é que esse trabalho não é feito apenas pela polícia, mas, sim, através de uma parceria entre nossas escolas, famílias e a comunidade. O Proerd fortalece a educação e deixa uma marca positiva na vida das nossas crianças, impactando diretamente o futuro delas”, pontuou o prefeito Celso Góes.
A secretária da Pasta, Rejane Corrêa da Luz, ressaltou que as ações buscam garantir a segurança e o desenvolvimento pessoal de cada criança. “O Proerd é uma ferramenta de transformação, que leva para a sala de aula valores essenciais como respeito, responsabilidade e cidadania. Acredito que o Proerd é um alicerce na formação completa dos nossos estudantes, pois, ao ensinar esses valores, ele deixa uma marca profunda na vida de cada um. Durante o programa, trabalhamos a importância de fazer boas escolhas e como refletir sobre elas, para que as crianças não se deixem levar pela pressão dos outros ou por situações que podem prejudicá-las”, sublinhou.
As atividades do Proerd tiveram início em 1983, com a criação do Programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. A iniciativa, baseada em um esforço colaborativo, foi guiada por estatísticas que demonstraram a alta eficácia do programa de prevenção, focado no desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões, no estabelecimento de valores, na redução de problemas e na promoção de estilos de vida positivos. Em 2024, o Proerd completou 24 anos de atuação no Paraná, com Guarapuava sendo uma das cidades pioneiras a implantar essa iniciativa.
O currículo Caindo na Real, destinado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, tem o objetivo de apoiar a escola, a família e as crianças no desenvolvimento de habilidades para lidar com os desafios cotidianos, promovendo a confiança para tomar decisões assertivas. Já o Proerd Kids, aplicado nas turmas de primeiros anos, ensina as crianças a evitarem situações de risco, desenvolvendo habilidades essenciais para controlar a raiva e outras emoções.
“Esse trabalho realmente faz a diferença na vida dos jovens, ajudando-os a aprender, desde cedo, a fazer escolhas conscientes. No Proerd, nosso objetivo é fortalecer a autoconfiança das crianças, para que elas consigam resistir à pressão dos outros e tomar decisões que priorizem o seu bem-estar e o da comunidade. Com mais de 1,8 milhão de crianças formadas no Paraná, o programa segue sendo um apoio essencial na luta contra as drogas e a violência. Estamos ajudando a construir um futuro em que nossos jovens tenham a confiança e as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da vida de forma responsável e corajosa”, ressaltou a cabo e instrutora do Proerd, Elis Buss Calisario.
O Proerd é aplicado por policiais militares treinados e capacitados. Ao longo de 10 aulas, os profissionais promovem atividades lúdicas com as crianças, trabalhando com a tomada de decisões seguras e prevenção ao uso de drogas, bem como, integrando a família e escola para valorização da vida e a construção de uma cultura de paz. “O Proerd integra a participação da família e da escola. Os pais, responsáveis e educadores são envolvidos em ações que reforçam a mensagem de respeito, cooperação e convivência pacífica, para criar um ambiente mais seguro e saudável para as crianças”, complementou Elis.
Ao longo da solenidade, os alunos dançaram e cantaram ao som da Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim. Os Proerdianos destaques receberam medalhas e certificados, representando suas turmas, e os autores das melhores redações, elaboradas em sala de aula, foram premiados com uma pelúcia do leão Daren, o mascote do programa.
A aluna Isadora Cristina Fabrício Tokarski, da Escola Municipal Professora Dirce Terezinha Jaeger, afirmou que o Proerd vai ajudar a tomar decisões mais seguras. “Eu aprendi a refletir sobre as escolhas e a pensar nas pessoas que eu gosto. Também entendi que o álcool é proibido para menores de 18 anos e que misturar bebida com remédios pode ser muito perigoso. Nas conversas com a policial, aprendi que o cigarro tem muita nicotina, que afeta a circulação do sangue no cérebro, pode causar perda de dentes e prejudicar os pulmões. Também aprendemos a lidar com situações de pressão e como a melhor escolha é sempre nos afastarmos de situações negativas”, contou.