Caged: Pelo quarto mês seguido, Guarapuava apresenta saldo positivo de empregos
O Município gerou 234 novas vagas de trabalho no mês de outubro, o que representa um aumento de cerca de 73% comparado com setembro
O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) divulgou, nesta quarta-feira (27), os dados do mês de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A pesquisa revela que Guarapuava apresentou, pelo quarto mês consecutivo, um saldo positivo de empregos.
“Ver Guarapuava com saldo positivo de empregos por quatro meses consecutivos é uma conquista que enche a gente de orgulho. Isso não é só um número, mas uma demonstração da força e dedicação da população. Cada vaga gerada significa uma nova oportunidade para as famílias guarapuavanas. É o resultado de muito trabalho conjunto entre diversos setores, que resultam na possibilidade de crescimento econômico para o município”, comentou o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O Caged foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, por exemplo.
Desde janeiro de 2020, o uso do Caged foi substituído pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), que integra todos os dados gerados por empresas. Assim, o Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web, sistema no qual o empregador pode enviar o requerimento do Seguro Desemprego pela internet, em substituição ao preenchimento manual.
Durante o mês de outubro, Guarapuava apresentou um número de 2.692 admissões e 2.453 desligamentos, gerando um saldo de 234 novas vagas de trabalho. O saldo de outubro apresentou um aumento comparado ao mês de setembro, quando o saldo era de 135.
“Os resultados positivos do Caged mostram que estamos no caminho certo para fortalecer nossa economia. Mais do que números, isso representa o impacto real na vida das pessoas, com mais empregos e oportunidades. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está empenhada em capacitar a mão de obra e preparar a população para as vagas disponíveis no mercado de trabalho”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann.
O saldo de vagas de trabalho em Guarapuava no ano de 2024, até agora, é de 1.592. Já o número de estoque, ou seja, a quantidade total de trabalhadores registrados seguindo o regime CLT, é de 47.204.
Os novos postos de trabalho apresentados pela pesquisa são divididos em setores. Em Guarapuava, em outubro, 62 dos empregos foram gerados pelo setor agropecuário, 61 pela indústria, 46 na construção civil, 45 pelo comércio e 25 na área de serviços. Os dados somando todos os meses de 2024 até agora revelam que a maioria dos setores apresentam saldos positivos, sendo 605 em indústria, 279 em construção civil, 139 em comércio e 793 em serviços. Há um saldo negativo apenas na agropecuária, com uma perda de 224 vagas
Com um saldo positivo em quatro dos cinco setores de atividades econômicas, a pesquisa do CAGED apontou que o Brasil gerou 132.714 vagas em outubro e acumula 2.117.473 empregos formais no ano.
Agência do Trabalhador – A Agência do Trabalhador, em parceria com órgãos estaduais, é responsável pela captação de vagas, qualificação, requalificação, colocação e recolocação de trabalhadores que desejam ingressar no mercado de trabalho. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua XV de Novembro, 7960, Centro.